Empreendedorismo

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
EMPREENDEDORISMO NO BRASIL


Jaquemir Hertel


Monitor Selesio Gaulke


Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso Tecnologia em Logística (LOD 0711)
25/03/10



RESUMO



Quem nunca pensou em abrir seu próprio negocio? Creio que a maioria de nós porem, envolve riscos que normalmente um empreendedor impulsivo não leva em consideração. Diversos ou melhor, infinitos são os camposonde um futuro empresário poderá atuar. Mas cuidado, tome todas as precauções possíveis, monte um projeto, faça um cronograma, levantamento de mercado, aceitação do produto ou serviço que sua empresa pretende oferecer. Vale lembrar que 70% das empresas fecham antes de completar um ano de vida, justamente por falta de planejamento.


 
Palavras-chave: Motivação; Características; Planejamento.



1INTRODUÇÃO.



Um empreendedor nato é aquele que possui uma grande sensibilidade econômica para identificar oportunidades de mercado, buscando atender o consumidor em seus desejos de novos produtos ou serviços e satisfazer a sua própria necessidade de realização profissional. Um bom negocio é aquele que atende a necessidade do consumidor. Um bom empreendedor é aquele que consegue identificaressa necessidade, realizar sonhos e colocar em pratica novas idéias sendo mais forte que as dificuldades encontradas pelo caminho.




2 MOTIVAÇÃO.


Quais seriam os motivos para levar uma pessoa a abrir um negocio? Oportunidade? Sonho? Não! Na maioria das vezes é por necessidade mesmo, 54% dos empreendedores tem dificuldade de conseguir um emprego e usam essa dificuldade como motivação paratirar da gaveta seu velho sonho de ser um empresário.


Segundo estudos, a taxa de abertura de negócios por necessidade ocorre em apenas três paises: Brasil, Argentina e China. A tendência é que paises em desenvolvimento como o Brasil, o empreendedorismo por necessidade seja maior em virtude da falta de oportunidades no mercado
de trabalho o que leva as pessoas a buscar outrasalternativas de ocupação. Devemos entender que, sendo o empreendedorismo no Brasil movido pela necessidade, é necessário propor mudanças significativas nas políticas de apoio às micro e pequenas empresas e uma forte implementação na cultura empreendedora.


As promessas governamentais são de reformas de impacto nas áreas sociais e econômicas, visto que na área política isso já esta acontecendo.Dentre essas promessas o governo se destaca no entendimento da necessidade de criação de novos postos de trabalho, com o objetivo de fazer o Brasil crescer na sua economia de base, com a abertura de micro e pequenas empresas que terão sua criação incentivada.


O Brasil destaca-se por ser um dos paises que mais apóiam o empreendedorismo, ainda que exista um alto índice de falência devido afalta de capacitação profissional dos empreendedores. A educação é fundamental para o desenvolvimento desses sonhadores. Sem esta política, a geração de empregos tão esperada não ocorrera, pois esta ligada diretamente a adoção de políticas que acreditam nisso.


O que precisa ser entendido é que a idéia do governo de incentivar o empreendedorismo para a geração de empregos não é ruim, pelocontrario, é digna de apoio. Porem, é necessário o estabelecimento de políticas mais amplas e com aplicações mais definitivas na área de ensino, com o objetivo de implantar essa cultura nos jovens. Afinal, temos um povo altamente criativo e capaz de se adaptar diante das dificuldades de mercado, como temos oportunidade de observar nas atividades informais.


3 CARACTERISTICAS

Podemos dizerque as principais características do empreendedor na fase inicial são: determinação, idealismo intuitivo, entusiasmo, flexibilidade, capacidade para tomar decisões rápidas, ver alem do seu tempo, enxergar oportunidades onde os outros só vêem problemas, dinamismo, liderança envolvente e carisma. Ser mais sonhador que racional. Automotivação.

Porem, é bom estar atento ao fato de que nem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!