EMPREENDEDORISMO

567 palavras 3 páginas
a) As principais dificuldades iniciais do empreendimento, em especial, a relação com o “boom” e a bolha da internet.
Criado em junho de 1999, o Buscapé não foi à primeira tentativa de negocio do seu grupo fundador, com a experiência adquirida com os projetos anteriores e por ser uma ideia ainda inédita no Brasil o serviço de comparação de preço cresce de forma consistente durante o boom, muito por ser um bom produto, ser uma tecnologia de ponta e de próprio desenvolvimento atraiu grandes grupos de investidores.
No ano de 2001 aconteceu o estouro da bolha, as bolsas de valores de todo o mundo foram abaladas e a maior parte das empresas de internet faliu, e outras sofreram grandes quedas das suas ações. Nesse momento os investidores cogitaram o fechamento da empresa, contudo o Buscapé para superar esse momento difícil diversificou seu negócio deixando de apostar no mercado e passando a licenciar sua tecnologia de busca para grandes portais da Internet brasileira à época, alterando significativamente o modelo de receitas.
b) A estrutura financeira por trás do desenvolvimento da empresa.
O investimento médio inicial foi de R$ 300 reais por mês
No início de 2000, a E-Platform como primeiro fundo investidor apoiando em quatro atividades básicas: captação de recursos junto a grandes investidores, elaboração do plano de negócios, serviços gerais e dúvidas do dia a dia (legais, administrativas, etc.).
Sua próxima proposta de investimento feita pela Merril Lynch e pelo Unibanco no valor de US$ 3 milhões, porém esses investidores não tinham tanto vinculo participativo ainda com o projeto.
Foi então, que em 2005, com a saída dos investidores originais Merril Lynch e Unibanco, entrou um novo investidor, o Great Hill Parthners, nesse momento houve um grande processo de profissionalização do Buscapé, através da definição e separação do papel de sócio e de executivo.
c) Sua expansão de mercado com a aquisição do bondfaro e sua aquisição pela Naspers.
Como parte da estratégia

Relacionados