EMPREENDEDORISMO

1969 palavras 8 páginas
O que é corporate venturing: São processos que podem ser gerenciados, segmentados em partes menores e que podem ser aplicados em qualquer contexto organizacional. A realocação dos recursos atuais e competências em novas e diferentes maneiras.
Desenvolvimento da capacidade inovadora a partir do relacionamento estreito entre pequenos negócios com setores afins. Quando as empresas concentram seus esforços em suas competências básicas e ao mesmo tempo que mantém a exploração das oportunidades que se não forem aproveitadas pela empresa, serão exploradas pela concorrência.
Novos negócios criados pelas empresas de forma isolada do resto da organização, geralmente ligada à linhas de negócios ou produtos com pouca aderência aos produtos e negócios já existentes. Nascidos de forma independente da organização para que possa crescer sem os vícios e amarras da empresa-mãe, mesmo sabendo-se que mais cedo ou mais tarde serão incorporados aos processos globais da organização. É o processo pelo qual uma pessoa ou um grupo associados a uma empresa, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
Finalmente tem-se o corporate venturing, objeto deste estudo, como uma das linhas de pensamento que delimitam os modelos e as ações de empreendedorismo corporativo. Para essa linha de pensamento, os novos negócios podem surgir de ideias geradas tanto dentro como fora da empresa, e podem ser integrados ou separados dos negócios principais. Segundo os autores dessa linha, os investimentos em novos negócios podem tomar diversas formas como fundos de investimento ou ainda fundos operacionais, mas de qualquer forma devem servir os objetivos estratégicos da empresa-mãe. Nesse sentido, Chesbrough (2002, p.11), reforça que esses investimentos de risco devem ser vistos como “(...) meios importantes para uma empresa potencializar o crescimento de seus negócios.” corporate venturing é o surgimento de novos negócios dentro de uma organização existente e

Relacionados