EMPREENDEDORISMO

372 palavras 2 páginas
EMPREENDEDORISMO
ORIGEM DA PALAVRA Imprendere Entrepeneur Entrepreneurship A palavra empreendedor(entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. É alguém - uma pessoa - que empreende – que constrói algo novo;Alguém que possui uma visão à frente - enxerga o futuro - e se propõe a construí-lo;Alguém que tem motivação e energia para promover mudanças;É um agente de transformação! Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo da montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e que ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.

O EMPREENDEDOR... • Gera e distribui riqueza • Aumenta o padrão e a qualidade de vida Antes de partir para definições mais utlilizadas e aceitas, é importante fazer uma análise histórica do desenvolvimento da teoria do empreendedorismo.
VISÃO DOS ECONOMISTAS SOBRE O EMPREENDEDOR “Alguém que assume riscos ao comprar serviços ou componentes por preço certo com a intenção de revendê-los mais tarde a um preço incerto.” Cantillon (1755) “São pessoas capazes de alterar os recursos econômicos de uma área de baixa produtividade e lucratividades elevadas, criando valor ao explorar algumas formas de variação ou novidades em áreas como tecnologia, materiais e preços.” Say (1888) “O empreendedor é a pessoa que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente.” Logenecker “O empreendedor é a pessoa que destrói a ordem econômica existente graças à introdução no mercado de novos produtos/ serviços, pela criação de novas formas de gestão ou pela exploração de novos recursos, materiais e tecnologias.” Schumpeter “Uma pessoa que congrega risco, inovação, liderança, habilidade e perícia

Relacionados