EMPREENDEDORISMO

7904 palavras 32 páginas
1. Introdução
O domínio tecnológico e a capacidade de gerar inovações são elementos estratégicos fundamentais para garantir a competitividade das empresas no mercado globalizado.
Como o desenvolvimento tecnológico é cada vez mais complexo, sofisticado e dinâmico, as organizações empresariais deparam-se com exigências crescentes quanto à velocidade de mudanças frente ao aumento das incertezas relativas ao futuro.
As inovações estão em toda parte, tanto que as empresas estão dedicando tempo e investindo cada vez mais em novas tecnologias para facilitar as nossas vidas, seja em inovações futurísticas aquelas que ainda nem existem uso ou as que já fazem parte do nosso cotidiano.
A evolução e tendência tecnológica contribuíram para a diminuição das distâncias e do tempo, em uma sociedade que cada vez mais procura ficarem atenta às atualidades e identifica - se um crescimento na utilização de novas tecnologias. É um fenômeno complexo e sistêmico, a capacidade de gerar inovações nas empresas é influenciada pelo ambiente onde estão inseridas. Um ambiente que facilite a aquisição e o domínio de ampla gama de conhecimentos necessários ao desenvolvimento empresarial contribui para a capacitação individual e conjunta.

2. A importância da Inovação no Empreendedorismo
Considerando que a riqueza de um país é quantificada pela sua capacidade de atender às necessidades da população através do fornecimento de bens e serviços, segundo DEGEN (1989), o melhor recurso capaz de reverter os graves problemas econômicos enfrentados pela sociedade, é através do exercício da criatividade dos empreendedores, que são movidos pela necessidade de realizar coisas novas, colocando em prática suas próprias ideias, com o intuito de fornecer à sociedade produtos e serviços mais acessíveis e de melhor qualidade. “O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização.” (DORNELAS, 2001, P. 15).
Em meio à sociedade,

Relacionados