EMPREENDEDORISMO

652 palavras 3 páginas
As diferentes maneiras de empreender
Após conhecer as características que definem um empreendedor, é possível prosseguir com o estudo dos variados tipos de empreendedores existentes. Isso mesmo! Existe não só um, mas vários tipos de empreendedores, que se diferenciam ou pelo fator motivador que os levaram a iniciar um negócio ou pela área de atuação que resolvem seguir.
Quanto aos fatores que o levaram a iniciar um negócio, o empreendedor pode ser classificado em:
Empreendedor
Por oportunidade Por necessidade
Visualiza uma oportunidade/necessidade de mercado e consegue desenvolver produtos e serviços inovadores para atendê-la.
Empreende como alternativa ao desemprego. Realiza negócios bem planejados e com maior chance de sobrevivência.
Realiza negócios normalmente não planejados, informais, que fracassam rapidamente. Quanto ao modo ou campo de atuação, os empreendedores podem ser donos do seu próprio negócio, empreender dentro de organizações já existentes ou atuar com projetos sociais.
Dornelas (2007, p.13) detalha os diferentes empreendedores e suas respectivas áreas de atuação:
• Empreendedor Empresário: é o dono do seu próprio negócio. Inova para atender às necessidades de mercado, planeja suas ações, aceita os riscos inerentes devido a incertezas nos resultados (lucro/prejuízo).
• Empreendedor Corporativo ou Intraempreendedor: atua dentro de uma organização já estabelecida; por esse motivo, é comum que sua autonomia seja reduzida. São geralmente executivos empreendedores, sendo excelentes gestores com capacidade de inovar e convencer as pessoas dentro e fora da organização.
• Empreendedor Social: atua com ONGs (Organizações Não Governamentais) ou projetos sociais, reagindo fortemente perante os problemas sociais, desenvolvendo projetos e liderando equipes que trabalham para modificar cenários de pobreza, carência, desamparo, enfim, são heróis da sociedade que buscam realização pessoal acima de qualquer retorno financeiro.
O

Relacionados