EMPREENDEDORISMO

3729 palavras 15 páginas
Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Empreendedorismo

PLANO DE NEGÓCIOS

1. Planejamento:

“A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder.” Bill Gates

Definição de Plano de Negócios:

Para o SEBRAE, um plano de negócio é um documento elaborado com objetivo de estruturar as principais idéias do plano que um empreendedor analisará para se decidir sobre a viabilidade da empresa a ser criada. Ele descreve os motivos da existência da oportunidade de negócio, como o empreendedor pretende colocá-la em prática, buscar e gerenciar os recursos necessários para aproveitá-la.
Numa visão mais ampliada, o plano de negócio tem as seguintes funções:
▪ Avaliar o novo empreendimento dos pontos de vista mercadológico, técnico, financeiro, jurídico e organizacional;
▪ Avaliar a evolução do empreendimento ao longo de sua implantação para cada um dos aspectos definidos no plano de negócio, o empreendedor poderá comparar o previsto com o realizado;
▪ Facilitar ao empreendedor, a obtenção de capital de terceiros quando o seu capital próprio não é suficiente para cobrir os investimentos iniciais;
Um plano de negócio também é definido como ““ uma forma de pensar sobre o futuro do negócio: aonde ir; como ir mais rapidamente; o que fazer durante o caminho para diminuir as incertezas e riscos. ”” (DOLABELA, 1999, p.80).
Para o autor, o plano pode indicar o empreendimento como um grande potencial de sucesso. Mas, pode evidenciar que o empreendimento é utópico ou existem obstáculos jurídicos ou comerciais intransponíveis. Os riscos são irrefreáveis ou que a rentabilidade é aleatória ou insuficiente para garantir a sobrevivência da empresa. Pode, ainda, sugerir que o empreendimento deve ser adiado. Eis que surge uma nova geração de profissionais e pessoas modernas que delegam tarefas domésticas a secretárias virtuais.
Um novo nicho de consumidores que já estão entre nós e traduzem o contínuo movimento

Relacionados