EMPREENDEDORISMO

556 palavras 3 páginas
1) A crise fez surgir no Brasil um novo tipo de empreendedor, os que possuem alta escolaridade, bom currículo, mas estão sem emprego. Qual a relevância do aparecimento desse novo grupo de empreendedores para fomentar e consolidar um empreendimento de alto nível e baixo índice de mortalidade das empresas? Justifique sua resposta em um texto de 10 a 15 linhas. (4,0 pontos)

Diante da perda de um emprego, ficam disponíveis no mercado diversos profissionais, com larga experiência profissional e elevada escolaridade, os quais sem conseguir recolocação no mercado passam a buscar oportunidades de abertura de um negócio próprio.
A disponibilidade de capital, gerada por rescisão trabalhista, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Poupança, permite ao novo empreendedor investir em negócio próprio sem necessidade de buscar muitos recursos através de financiamentos e empréstimos, permitindo maior estabilidade nos meses iniciais do negócio.
A larga experiência e elevada escolaridade possibilita ao empreendedor melhor capacidade administrativa, auxiliando-o na sobrevivência e reduzindo o índice de mortalidade das empresas.

2) Explique quais as principais dificuldades encontradas pelos empreendedores na implementação de seus negócios. Você deverá elaborar um texto de 10 a 15 linhas, apresentando a explicação de ao menos 5 aspectos inerentes ao empreendedor ou ao seu negócio e que são verdadeiras barreiras ao sucesso. Fundamente sua resposta tomando por base o texto. (3,0 pontos)
Atualmente, no Brasil, um dos principais empecilhos para a abertura de uma empresa é a falta de crédito, gerada principalmente pela dificuldade que o empreendedor possui para obter empréstimos de forma a arcar com os gastos iniciais necessários para início das atividades das empresas.
A burocracia existente para a abertura de uma empresa aliada a lentidão do processo, que pode levar até 6 meses para poder iniciar as atividades, torna desestimulante a abertura de um novo negócio.
A alta carga

Relacionados