EMPREENDEDORISMO

384 palavras 2 páginas
1º Seja curioso

Para a maioria das pessoas fazer bem o seu trabalho se resume a cumprir as tarefas determinadas e deixar de lado as inquietações sobre o complicado mecanismo por trás de uma empresa. Você não deve seguir essa tendência. Deve perguntar entender o porquê você faz o que faz como pode melhorar isso, tirar lições dos erros cometidos, enfim, aprender a dominar o "organograma" das atividades da empresa. Sem isso, você não pode sonhar com degrais mais altos na carreira.

2º Compreenda o seu país

Esteja atento às ações do governo e ao rumo que a economia está tomando, elas são importantes para que seus projetos possam ser realizados com sucesso no futuro.

3º Tenha maturidade

Em tempos difíceis nos negócios não adianta, você deve ter maturidade ao praticar a difícil arte de cortar na própria carne para se salvar. É necessário avaliar as alternativas do cenário nebuloso. A regra é liquidar negócios que estão quebrando e salvar negócios que podem dar lucro no futuro. Quando em dificuldade não pode haver tempo para sentimentalismos, deve-se ser duro caso seja necessário (ocasionar demissões, cobrar devedores, etc) e, ao mesmo tempo, flexível com os credores, para acertar suas contas.

4º Meça a situação do seu capital

Todo dia meça a situação de seu capital e dê um destino a ele. Se há sobras no caixa, procure aplicá-las imediatamente, e apenas durante o prazo em que não serão necessárias. Na época do Barão de Mauá, essa era a maneira inglesa de agir. Entre a esperança de um grande lucro futuro e um pequeno prejuízo presente, mas que repusesse o capital em circulação, os ingleses em geral preferiam a última alternativa.

5º Seja paciente

Mauá aprendeu com seus amigos ingleses que as mudanças levam tempo, exigem uma base segura, não acontecem quando não existem condições favoráveis. Portanto, avalie o momento certo de colocar em prática seus projetos. As vezes você tem uma ótima ideia que não é aceita pelo mercado simplesmente por ser

Relacionados