EMPREENDEDORISMO

4570 palavras 19 páginas
GESTÃO DE PESSOAS

Remuneração Estratégica

Clima Organizacional

Joaquim Ribeiro

Qual empresa você gostaria de trabalhar?

CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL
O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta difuso, nebuloso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostrando claro aos olhos dos administradores que procuram avaliá-lo e entendê-lo. Até por isso, pouca coisa existe sobre o assunto na literatura administrativa ou de
Recursos Humanos. Entretanto, são encontradas algumas definições desenvolvidas por estudiosos e pesquisadores, não só nacionais mas também internacionais, que procuram explicar o significado de Clima Organizacional.

Objetivo
É avaliar, de forma objetiva e sustentada, o que leva os indivíduos a buscarem e ultrapassarem os resultados esperados, através de:

 Diagnóstico:quais são, de fato, as virtudes e as áreas de melhoria da empresa?  Envolvimento:quem são as pessoas que devem patrocinar e participar das ações de melhoria no ambiente de trabalho?
 Planejamento:como fazer com que as ações estejam claramente identificadas, com prazos estabelecidos e responsáveis designados?
 Monitoramento das ações:como garantir que o planejamento seja executado e os resultados efetivamente apresentados?

Clima Organizacional
 Existem dezenas de definições de Clima Organizacional e diferentes interpretações sobre seus resultados mas num ponto todos concordam:

melhorar o clima é fundamental para melhorar a satisfação e o desempenho das pessoas e dos negócios das organizações.

 O clima pode ser avaliado através de pesquisas quantitativas que se assemelham às tradicionais pesquisas de mercado ou através de pesquisas qualitativas que procuram captar a maneira de ser do objeto pesquisado, isto é, tudo que o diferencia dos demais (metodologias complementares).
 A pesquisa de clima só deve ser feita se houver interesse legítimo dos
gestores

Relacionados