EMPREENDEDORISMO

2507 palavras 11 páginas
PERFIL EMPREENDEDOR

Isaías Rosa da Silva
Claudia Mueller
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração (ADG 0344) – Prática do Módulo II
29/11/13

RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar competências e habilidades que o empreendedor deve desenvolver para se tornar bem sucedido. Para o desenvolvimento deste, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, sustentada em revisão bibliográfica na área do empreendedorismo. Tem-se como finalidade principal a descrição das características empreendedoras, detectadas em homens e mulheres empreendedores. Constatou-se que ser empreendedor nem sempre é sinônimo de sucesso, pois não temos como prever ou ter garantias do que pode vir a acontecer no amanhã. Porém, esse profissional prima sempre pelo planejamento e pela busca do conhecimento, pois somente assim consegue tomar decisões importantes com base em informações seguras. Concluiu-se que os empreendedores assumem riscos calculados e não se abatem com o fracasso, são apaixonados pelo que fazem acreditam em si mesmos e que podem tornar seus sonhos em realidade.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Administrador. Perfil empreendedor.

1 INTRODUÇÃO

Com a globalização da sociedade, o tema empreendedorismo passou a fazer parte do cotidiano das pessoas. Segundo Dornelas apud Bridi (2007, p.4), o empreendedorismo é uma revolução silenciosa que será para o século 21 mais do que a Revolução Industrial para o século 20.

Alves (2008) apud Damasceno (2010), fala que o termo empreendedor surgiu na França por volta dos séculos XVII e XVIII. Em francês, significa: aquele que se compromete com um trabalho ou uma atividade específica e significante. Desde então, o termo tem sido basicamente utilizado através de um olhar meramente economista, com forte viés de uso para a geração de valor econômico e para a exploração das oportunidades de mercado (MESQUITA, 2003 apud DAMASCENO, 2010).

Dornelas (2008) considera que é

Relacionados