EMPREENDEDORISMO

3308 palavras 14 páginas
CRIATIVIDADE EMPREENDEDORA E NOVOS NEGÓCIOS

EMPREENDEDORISMO:
Definição:
A raiz da palavra “empreendedor” faz referências há 800 anos, com o verbo francês entreprendre, que significa “fazer algo”. Uma das primeiras definições da palavra “empreendedor” foi constituída no início do século XIX pelo economista francês J.B. Say, como aquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”. O termo “entrepreneur” foi incorporado à língua inglesa no início do século XIX. Entre os economistas modernos, quem mais se debruçou sobre o tema foi Joseph Schumpeter, que teve grande influência sobre o desenvolvimento da teoria e prática do empreendedorismo.
Schumpeter descreve como a “máquina propulsora do desenvolvimento da economia. A inovação trazida pelo empreendedorismo permite ao sistema econômico renovar-se e progredir constantemente.” Deste modo salienta que: “sem inovação, não há empreendedores, sem investimentos empreendedores, não há retorno de capital e o capitalismo não se propulsiona.”
“Empreendedorismo é a criação de valor por pessoas e organizações trabalhando juntas para implementar uma idéia através da aplicação de criatividade, capacidade de transformação e o desejo de tomar aquilo que comumente se chamaria de risco.” (RELATÓRIO DA ACCENTURE)
ALGUNS MODELOS DE CRIATIVIDADE
A criatividade pode ser considerada de várias maneiras, mas especificamente considerando sua aplicação no Design, existem alguns modelos, propriamente predefinidos e bastante peculiares.
Empréstimo ▬ Consiste no "empréstimo" das formas de um produto consagrado para o lançamento de outros, com grande inovação tecnológica. O forno de micro-ondas é um exemplo clássico, já que do ponto de vista funcional poderia apresentar o simples formato cilíndrico, mas que ao objetivar uma melhor aceitação no lançamento comercial deste produto, "emprestou-se" a forma da televisão para caracterizar sua

Relacionados