Empreendedorismo

Páginas: 10 (2286 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Instituto Ensinar Brasil / FCV – Faculdade Comunitária de Administração e Educação de Vitória – FCAEV
Rede Doctum de Ensino.














Trabalho MODULAR para Disciplina Empreendedorismo























Vitória, Espírito Santo
2013












Trabalho MODULAR para Disciplina Empreendedorismo




Trabalho apresentado aDisciplina de Empreendedorismo abordando os conceitos básicos de empreendedorismo, perfil empreendedor, conceitos de plano de negócios, estrutura de um plano de negócios com conceituação detalhada de cada item e básica definição de planejamento estratégico.














Vitória, Espírito Santo
2013




1. CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO


Empreendedorismo como conceito é a ação queutilizam os empreendedores para poder descobrir e identificar uma oportunidade de negócios concretos e que se dispõe a organizar-se e adquirir recursos que sejam necessários para iniciar e desenvolver-se. De forma generalizada o termo empreendedorismo se designa àquelas pessoas que partem desde o ponto zero e que tem em seu poder somente a idéia e o capital necessário para iniciar umempreendimento. O empreendedorismo é aquilo que ajuda a fundar uma empresa ou associar-se com outra pessoa para fazer da sua idéia uma realidade. Podemos dizer que o conceito de empreendedorismo não possui uma idéia concreta referente ao termo e que para saber o que é realmente o empreendedorismo devemos conhecer profundamente o que é a flexibilidade, o dinamismo, a criatividade, a orientação correta e orisco que se pode correr, para somente assim descobrir perfeitamente o perfil correto de uma pessoa que pretende ser empreendedora.
A palavra empreendedorismo deriva do francês “entrepreneur” que faz referencia a empreendedorismo e que nasceu no início do século XVI. Os franceses estenderam o significado da palavra a outras pessoas conhecidas como os aventureiros como os construtores de pontes,estradas e os arquitetos daquela época.
Economicamente falando, o escritor francês Richard Cantillón, no ano de 1755, definiu o empreendedorismo como o processo de enfrentar a incerteza. Até o inicio do século XX, o empreendedorismo não foi reconhecido na economia como uma atividade real, por tanto, um empreendimento com risco não fazia parte das análises econômicas do início do século passado.Empreendedorismo viaja junto como risco que tem como finalidade obter uma recompensa. Se nos referimos somente à inversão econômica, o objetivo do empreendedorismo é conseguir a subsistência do empreendedor no cumprimento de um determinado projeto. O empreendedorismo pode levar a uma recompensa ou a uma perda, dependendo do que seja o final da ação de empreender.
O risco é um fator nato doempreendedorismo, porém devemos esclarecer que um empreendedor pode, com uma boa idéia, conseguir e superar o objetivo proposto pelo empreendedorismo a que se atem. O empreendedorismo leva a fins desconhecidos que só se fazem reais quando um projeto empreendedor começa a funcionar.

2. PERFIL EMPREENDEDOR

Ser empreendedor significa ser motivado pela auto-realização, pelo desejo de assumirresponsabilidades e ser independente. Existem pesquisas no mundo todo para identificar características em pessoas de sucesso, e a mais básica de todas é o desejo de realização. Tal desejo que leva as pessoas a acreditarem e serem apaixonadas pelo que fazem. Os empreendedores estão sempre preocupados em melhorar nas habilidades menos desenvolvidas e se aprimorar nas mais fortes. O que diferencia oempreendedor das outras pessoas é a maneira de como percebe a mudança e lida com as oportunidades tendo iniciativa para gerar um novo negócio, assumindo riscos calculados, criando sempre valor para a sociedade. Na verdade ninguém nasce empreendedor, a participação da família, a vivência com os amigos de escola, de trabalho, o relacionamento com a sociedade vai favorecendo o desenvolvimento de algumas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!