EMPREENDEDORISMO

878 palavras 4 páginas
INICIANDO O PROCESSO EMPREENDEDOR
A concepção do negócio surge a partir da oportunidade identificada, e esta, deve ser formada pela confluência entre uma demanda de mercado e os atributos do empreendedor. Portanto, após identificar a oportunidade e decidir-se pelo empreendimento, nove passos compreendem a preparação do planejamento. São eles:
1. Análise do perfil do empreendedor; origens, motivação: custos e benefícios;
2. Tipo de negócio; observação de necessidades específicas, derivações de experiências, contradições, inovação, melhoria, ou por outras afinidades, defini-se o ramo de atividade.
3. Modelo do sistema; é a modelagem do negócio a partir da observação dos aspectos ambientais (sociais, tecnológicos, económicos, ecológicos, políticas governamentais e setoriais que envolvem o ramo), mercado e clientes (potencial de mercado, o que o cliente quer), concorrência no mercado selecionado (participantes do mercado), fornecedores, tecnologia (estágio em que se encontra e tendências), comportamentos empresarias (competitivos ou empreendedores), interações (entre os elementos do sistema), financiamento, regras do negócio, estudos das variáveis que podem afetar o negócio, riscos e atratividades (quanto ao ramo, ao mercado e a atratividade económica), condições de equilíbrio (relações entre porte, estrutura, sistema, estratégias, barreiras, restrições) e avaliação global do negócio.
4. Estratégia; compreendendo o sistema global, definem-se objetivos qualitativos e alguns quantitativos de forma a gerar subsídios á modelagem da empresa (estratégia de foco, diferenciação, liderança de custos, etc.)
12
5. Modelo da empresa; se define pelos desdobramentos de planejamentos operacionais e táticos (sistema de fornecimento venda e distribuição, processos de produção, sistema de organização, interações internas e externas)
6. Avaliação de equilíbrio; reavaliação de equivalência entre o sistema, a empresa, o porte, os objetivos, os recursos, a estrutura

Relacionados