EMPREENDEDORISMO

2981 palavras 12 páginas
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

ATPS –Plano de Ação
Disciplina: Gestão de Pessoas

BELO HORIZONTE / MG
2013
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é mostrar as novas características e o novo perfil da gestão de pessoas. Essa área tem sido a responsável pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância do fator humano em plena era da informação.

O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas dependem das organizações nas quais trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais, as organizações dependem direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir seus bens e serviços, atender seus clientes, competir nos mercados e atingir seus objetivos globais e estratégicos. Assim, o contexto em que se situa a gestão de pessoas é representado pelas organizações e pelas pessoas.

Objetivos organizacionais
Objetivos individuais
Sobrevivência
Crescimento sustentado
Lucratividade
Produtividade
Qualidades nos produtos/serviços
Redução de custos
Participação no mercado
Novos mercados
Novos clientes
Competitividade
Imagem no mercado
Melhores salários
Melhores benefícios
Estabilidade no emprego
Segurança no trabalho
Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Consideração e respeito
Oportunidade de crescimento
Liberdade para trabalhar
Liderança liberal
Orgulho da organização

A gestão de pessoas é também uma área muito sensível e que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes.

O papel desempenhado pela função de controle e avaliação

Relacionados