Empreendedorismo

Páginas: 6 (1391 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013

Projeto Cidades COM Abrigo:
Fórmula de sucesso ou ideia falhada?

O Projeto Cidades Com Abrigo tem como principal objetivo, nas palavras das finalistas Sandra Oliveira e Catarina Filipe, "reinventar a arquitectura" e construir algo novo numa cidade mais solidária.
Este projeto diz respeito à construção de abrigos, para os sem-abrigo, feitos de cortiça (sustentáveis), portáteis,extensíveis (sistema de caixa de fósferos), modelares e auto-suficientes (com depósito de água e painéis solares). Quando fechados, os abrigos mais pequenos (S e M) podem ser transportados como uma "roulotte" facilitando o seu transporte pela cidade. Têm uma lotação máxima de 2 pessoas, com tamanho suficiente para dormir, para trabalhar ou cozinhar. Os maiores foram pensados para serem espaços comuns, comáreas para refeições, higiene, cuidados básicos de saúde, formação e inserção na sociedade.
A partir da descrição do Projeto Cidades COM Abrigo, poemos definir o conceito de Inovação Social como a criação de novas ideias que têm como finalidade suprimir as necessidades ainda não satisfeitas, de modo a melhorar a vida das pessoas. Segundo esta visão, as experiências inovadoras surgem à margem dasociedade e, deste modo, apontam tendências para o futuro. Podemos referir que "o mundo, embora mudando, não muda uma pessoa de cada vez", na medida em que é necessário que o desenvolvimento ocorra por via das redes de relações que se estabelecem entre pessoas que partilham uma causa comum.
Como pontos fortes deste projeto podemos apontar a própria construção dos abrigos, o que permite oacolhimento dos marginalizados; o fato de serem sustentáveis (devido à utilização da cortiça), de serem auto-suficientes ( com depósito de água e painéis solares) e a utilização de terrenos baldios, para a instalação dos abrigos maiores. Importa referir que são autofinanciados, uma vez que foram pensados de modo a fazerem publicidade (daqui resulta a sustentabilidade financeira) e que podem funcionar comoum novo suporte de publicidade, semelhante aos dos táxis, mas associado a causas sociais.
Sendo assim, este conceito refere-se às novas ideias que possam mudar os rumos sociais, económicos e ambientais, trazendo benefícios para a comunidade. São ideias que rompem com as estruturas atuais, uma vez que buscam a descoberta, a experimentação, o desenvolvimento e a adoção de novos produtos e novasformas organizacionais. A ideia de inovação social abarca uma visão mais abrangente do desenvolvimento, este não deve ser guiado apenas por objetivos económicos, mas também pela busca de justiça, da equidade, da solidariedade, da inclusão dos grupos marginalizados, da expressão da individualidade, da minimização dos impactos ambientais e da preservação do tecido sóciocultural, entre outros. A meuver, este projeto cumpriu com sucesso a definição de inovação social. Poderá ser chocante para algumas pessoas, mas cumpre o seu objetivo: cria uma solução de abrigo para os sem-abrigo, é sustentável e auto-suficiente, porque criou uma resposta nova e socialmente reconhecida que visa e gera mudança social, ligando simultaneamente três atributos: satisfação das necessidades humanas não satisfeitas porvia do mercado; promoção da inclusão social e a capacitação de atores sujeitos a processo de exclusão social, desencadeando, por essa via, uma mudança das relações de poder. A intenção destes abrigos não é tirar os sem-abrigo da rua, mas dar uma resposta imediata, e se possível com conforto, a esta franja da população, do que os bancos dos jardins, as entradas dos prédios ou as estações decaminho de ferro.
Como pontos fracos, podemos refeir desde já o custo de cada módulo, as parcerias com as autarquias locais, de modo a disponibilizarem terrenos baldios para a construção dos abrigos maiores, a alteração das mentalidades que terão que conviver com esta nova realidade. Uma coisa é fazermos de conta que os sem-abrigo não existem, pois durante o dia não damos conta deles. Mas é à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!