EMPREENDEDORISMO – O PASSO DECISIVO PARA O FUTURO

1687 palavras 7 páginas
EMPREENDEDORISMO – O PASSO DECISIVO PARA O FUTURO

AS SETE FONTES DE OPORTUNIDADE INOVADORA

1 O Inesperado
1.1 Sucesso Inesperado: ocorre quando um setor ou mercado tem um elevado aumento em suas vendas. Para se ter o sucesso inesperado como fonte inovadora, basta não negligenciar o sucesso (no caso, o brusco aumento das vendas).
1.2 Fracasso Inesperado: é possível ter oportunidades em um fracasso? Sim, basta sair a campo e ver o que realmente está acontecendo. Perguntar aos clientes quais são seus valores e necessidades. O fracasso inesperado ocorre quando o “fabricante” acha que está fazendo a coisa certa, quando na realidade não é o que o cliente espera. Para inovar num fracasso inesperado, basta saber quais são os valores, percepção e necessidades dos clientes.

2 Incongruências
São incoerências entre o que é esperado ou deveria acontecer e o que está realmente acontecendo. Podem ser de quatro tipos distintos:
2.1 Realidades econômicas incongruentes;
2.2 Incongruência entre a realidade e pressupostos sobre ela: é basicamente quando uma inovação é implantada e seus resultados não são como os esperados;
2.3 Incongruência entre valores e expectativas percebidos e concretos do consumidor;
2.4 Incongruência dentro do ritmo ou lógica de um processo.

3 Necessidade de processo
É uma fonte de oportunidade inovadora quando um processo precisa ser alterado, quando há algo que o torna diferente das expectativas ou necessidades.
São seus requisitos: o processo precisa ser auto-suficiente; um elo “fraco”, ou “que falta”; uma definição clara do objetivo; que as especificações para a solução possam claramente ser definidas; percepção por parte de todos de que “deve haver um modo melhor”, ou seja, alta receptividade.
Existem três cuidados a serem tomados: a necessidade precisa ser compreendida; quando não possuímos o conhecimento necessário para fazer o trabalho nos devemos dizer “vamos tentar outra coisa”; a solução precisa de adequar e satisfazer

Relacionados