EMPREENDEDORISMO M Dulo 1

2076 palavras 9 páginas
EMPREENDEDORISMO
A perspectiva do empreendedorismo no novo cenário mundial – empreendedorismo privado e social e cooperativismo como alternativas estratégicas às sociedades.

MÓDULO 1
1.1 – EMPREENDEDORISMO E AS ARTICULAÇÕES ENTRE O SOCIAL E O LOCAL, O PRIVADO E O SOCIAL.

Podemos, de forma resumida, começar a absorver uma nova visão sobre a sociedade , dividida em duas metades:

EMPRESARIAL

Compreende a rede de empresas, micro,pequenas médias e grandes empresas que atuam em conjuntos e/ou isoladamente , conforme as demandas e oportunidades de mercado.Sua idéia base e a competição , que tem no lucro , no retorno do capital aplicado e na satisfação plena do cliente, seus principais indicadores;

NATUREZA SOCIAL

As idéias dominantes são a solidariedade, sustentabilidade, cooperação, voluntariado, responsabilidade social, cidadania, filantropia e caridade; além de projetos sociais, esta metade da sociedade atua também em ações voltadas para o marketing social.

Sendo assim, podemos relacionar características básicas, levando em consideração:

METADE ECONÔMICA
METADE SOCIAL
Tem na competição e no lucro seus valores centrais.
Tem na solidariedade, cooperação, participação, atitude cívica, mobilização e sustentabilidade os seus valores centrais.
Predomínio de empreendimentos comerciais.
Predomínio de empreendimentos cívicos, políticos, sociais e empresariais.
Os investidores são o Estado e o capital privado.
O investidor principal é a própria sociedade.

FOCO NA SOCIEDADE CIVIL
Somente a sociedade civil, ou instituições intermediárias, grupos que prosperam entre o Estado e a família, se constitui em alternativa de um futuro melhor.O papel dessas instituições é “ transformar indivíduos egoístas em cidadãos imbuídos de espírito público”.
Se uma sociedade tem em si a cultura da confiança e, particularmente se seus membros têm a capacidade de confiar em pessoas externas ao seu grupo familiar, consegue gerar capital social. Exemplos: Alemanha,EUA, Japão
O

Relacionados