Empreendedorismo e a Profissão contábil

Páginas: 111 (27675 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2014
1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é uma fonte rica em informações. estas são importantíssimas para o gerenciamento, e novos investimentos nos empreendimentos e para a ampliação de novos projetos. Com ela podemos analisar com mais clareza a saúde financeira da empresa
O empreendedorismo está intimamente ligado ás questões gerenciais que visam o crescimento econômico, social, e principalmente alucratividade.
O presente trabalho evidencia o perfil de dois empreendedores no segmento varejista do comércio de confecções da cidade de Bagé RS, de modo a avaliar a sua atuação empreendedora e verificar se os administradores do negócio se utilizam das informações contábeis como ferramenta de gestão.
Uma das dificuldades mais comuns nas organizações é o controle financeiro. Uma ferramenta quefacilita esse trabalho são os relatórios contábeis, tais como o fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício e o balanço patrimonial.
Para Iudicibus (1995), “é a contabilidade, através de seus registros, que faz com que se conheça o passado e o presente da situação econômica da entidade, além de possibilitar a orientação dos planos futuros da organização.”
O empreendedor deve buscar oauxílio do profissional contábil, para que seja realizada uma análise/planejamento financeiro e tributário da empresa, para que o empresário tenha sucesso no seu negócio. Porém, muitos empresários não buscam essa parceria com o contador e acabam por vezes, pecando por seu despreparo ao se depararem, ou até mesmo desconhecerem, certas obrigações tributárias, contábeis, trabalhistas e fiscais.
Se de umlado existe o empreendedor, que tem a visão de quem toca o negócio e se arrisca, de outro, tem o contador, que pode prestar um serviço de consultor, participando de todo o processo de gestão e desenvolvimento para novos negócios, análise tributária e etc., certo é que essa soma de esforços fará com que a empresa torne-se maior e mais sólida, correndo menos risco de falhar em seus objetivos.
Osobjetivos deste trabalho são:
Analisar a atuação do profissional de contabilidade como colaborador/fomentador de novos empreendimentos.
Demonstrar a importância dos princípios constitucionais tributários, finalidades, implicações e consequências sociais, políticas e econômicas nos empreendimentos;
Identificar a relação entre a informação contábil e as decisões financeiras tomadas pela empresa;Verificar a importância das informações contábeis no momento de fazer novos empreendimentos;
Analisar qual a responsabilidade social da empresa;


2 PROBLEMA DE PESQUISA

Como a informação contábil pode ser utilizada pelos empreendedores para melhorar a gestão da empresa?

3 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho justifica-se pela relevância das informações contábeis, no gerenciamentofinanceiro.
Uma das dificuldades mais comuns nos empreendimentos é o controle financeiro. Uma ferramenta que facilita esse trabalho são os relatórios contábeis, tais como o fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício e o balanço patrimonial.

4 REFERENCIAL TEÓRICO

4. 1 EMPREENDEDOR

Segundo, MELLO FILHO (2011 p.22) “O sonhador imagina uma situação futura e continua sonhandoindefinidamente. O visionário imagina uma situação e faz acontecer.”.
Ainda MELLO FILHO, (2011 p.22) “O empreendedor é movido pelo desejo de ter um negócio, de não ter chefes. Gosta de tomar decisões e também marcar presença nas questões operacionais.”
A essência do empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar umanova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeito as novas combinações. (SCHUMPETER, 1928).

Segundo SCHUMPETER, “O empreendedor é alguém versátil, que possui as habilidades técnicas para saber produzir, e capitalistas ao reunir recursos financeiros, organizam as operações internas e realiza as vendas de sua empresa.”

4.1.1 O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Profissão Contábil
  • A profissão Contábil
  • Profissão contabil
  • Profissão contabil
  • profissão contabil
  • A Profissão Contábil
  • Ética no exercio da profissão contabil
  • Resenha profissão contabil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!