EMPREENDEDORISMO E SOBREVIVÊNCIA: características da personalidade dos micro e pequenos empreendedores varejistas em Mossoró-RN

5031 palavras 21 páginas
EMPREENDEDORISMO E SOBREVIVÊNCIA: características da personalidade dos micro e pequenos empreendedores varejistas em Mossoró-RN

Rita Maria G. Dos Santos1

RESUMO

As micro e pequenas empresas são a grande maioria no Brasil, a sobrevivência desses empreendimentos pode está contido nas características da personalidade de seus criadores. É compreensível a necessidade de identificar quais são as variáveis que incidem na sobrevivência dos micro e pequenos empreendimentos e possibilitem aos mesmos a capacidade de se desenvolverem e se ajustarem ao atual ambiente competitivo. O objetivo desta pesquisa é identificar as características da personalidade dos empreendedores varejistas da cidade de Mossoró-RN. È uma pesquisa descritiva, realizada através de um levantamento de campo com 70 empreendedores. O resultado apresentou uma satisfatória semelhança entre as características enfatizadas pelos autores pesquisados e os personagens entrevistados.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Sobrevivência. Características de Personalidade.

1 INTRODUÇÃO
As micro e pequenas empresas tornaram-se a base da economia mundial. O empreendedor é um personagem da história atual que está proporcionado mudanças significativas, construindo negócios de sucesso e fazendo a diferença. Por enquanto, é importante verificar quais os fatores inseridos na personalidade desses atores sociais e econômicos que possibilitam a sustentabilidade dessas empresas.
Mediante tais fatos, considera-se que os fatores que proporcionam a sobrevivência desses pequenos empreendimentos encontram-se evidenciadas nas características da personalidade do empreendedor.
O objetivo desta pesquisa é descrever as principais características da personalidade dos empreendedores varejistas da cidade de Mossoró-RN. Busca-se identificar as particularidades evidenciadas na pessoa do empreendedor, pois o sucesso desses empreendimentos pode estar contido nas mesmas.
Optou-se pelas empresas constituídas no ano

Relacionados