Empreendedorismo e perpetuação de negócios

Páginas: 12 (2753 palavras) Publicado: 27 de maio de 2011
EMPREENDEDORISMO E PERPETUAÇÃO DE NEGÓCIOS
SANCHES, Jacqueline 1
DIAS-DE-SOUZA, Adalberto 2
Resumo

Para ser um empreendedor, ele não deve apenas saber criar seu próprio negócios, mas deve também saber gerar seu negócio, conseguindo mantê-lo e sustentá-lo, obtendo resultados positivos em seus investimentos. E para ter esse retorno o empreendedor precisa administrar, planejar, organizar,dirigir e controlar todas as atividades relacionadas direta ou indiretamente com o negócio. Neste sentido, o presente trabalho tem como foco de pesquisa, o empreendedorismo e perpetuação de negócios. Por meio desta analise buscamos saber se depois que as empresas crescem e tem um certo tempo de existência, quantas conseguem expandir seus negócios comerciais para o Mercosul.

Palavra-Chave:Empreendedorismo, Mercosul e Negócios.

INTRODUÇÃO
O tema empreendedorismo começa a ser trabalhado somente em 1990. A palavra empreendedor tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Segundo Hisrich o (2004, p. 29)
Empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociaiscorrespondentes e recebendo as conseqüentes recompensas da satisfação e independência econômica e pessoal.

O empreendedorismo pode ser visto ainda como uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX (DORNELAS APUD TIMMONS, 2005, P.21). O mesmo passou a se tornar uma força no Brasil, somente na década de 1990, quando oSEBRAE e o SOFTEX, foram criados. O empreendedorismo já se tornou intrínseco na índole brasileira. O brasileiro foi considerado um empreendedor nato. O único problema é que o índice de falência de micros e pequenas empresas é muito grande.
Isso acontece por causa dos maus empreendedores, sendo que um mau empreendimento na mão de um bom empreendedor pode até ser melhorado e sobreviver, mas na mãode um mau empreendedor, nem mesmo um ótimo negócio sobrevive. Outro aspecto difícil são as características pessoais do empreendedor que podem alavancar ou inviabilizar um projeto.
O empreendedor dispõe de um espírito que é definido por Robbins ( 2002, p. 129) como “um processo pelo qual o individuo procura oportunidade, satisfazendo necessidades e desejos por meio da inovação sem levar em contaos recursos que controlam no momento”
O empreendedor pode ser descrito como corajoso, inovador, aventureiro e audacioso, pode ser considerado também uma pessoa diferenciada, que possua motivação singular, apaixonado pelo que faz não se contenta em ser mais um na multidão, quer ser reconhecida e admirada, referenciada e imitada, quer deixar um legado, alem de ser capaz de utilizar de modoimaginativo e muito eficiente recursos extremamente limitados.
A fonte utilizada para análise e desenvolvimento da presente pesquisa foi feita por meio de bibliografias das obras dos autores que dissertam sobre o assunto.
Dessa forma, o trabalho foi organizado em seis partes. Na primeira buscamos apresentar a balisa conceitual do termo “empreendedorismo” na seqüência tratamos de expor os aspectos queenvolvem o empreendedorismo, na terceira parte apresentamos a origem do empreendedorismo, na quarta parte citamos sobre os negócios, na quinta parte é feita a apresentação do MERCOSUL e por fim concluímos o presente trabalho.
Empreendedorismo: breve conceituação

No mercado, muitas vezes se destacam, infiltram novas e revolucionarias idéias, soluções mais baratas e lucrativas, geram e ganhammuito dinheiro e são disputados entre as grandes empresas.
Segundo Dolabela (2006, p. 312) “empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde sempre, desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza”.
Os conceitos a cerca do empreendedorismo convergem no mesmo ponto, a inovação, aliada a força de vontade, e a grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo e negocios
  • Empreendedorismo Social X Empreendedorismo de negocios
  • ATPS EMPREENDEDORISMO
  • A importância do Plano de Negócio no empreendedorismo
  • Empreendedorismo plano de negócio
  • Empreendedorismo projetos e negocios
  • ATPS de Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!