Empreendedorismo e Inovação

Páginas: 20 (4888 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2014
EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Fala-se muito sobre a Inovação e sua importância, mas pouco se sabe como desenvolver o processo inovador e como implantá-lo. Atualmente, é possível encontrar iúmeras formatações de produtos e serviços inovadores, entretanto, com o decorrer do tempo surgem novas necessidades dos consumidores e o que antes era considerado o top de linha passa a ser ultrapassado.Neste fluxo de reinventar-se constantemente cabe ao gestor estar atento às mudanças de mercado e de como ele poderá inovar para manter seus clientes interessados.

Considerando o exposto, irei aprofundar nas explanações a seguir considerações de suma importância sobre Empreendedorismo, Perfil Empreendedor e a importância da Inovação no cotidiano organizacional.

1 EMPREENDEDORISMO

A raizda palavra empreendedor vem do verbo francês “entrepreneur” e significa – fazer algo. Pode-se dizer que existem três causas principais que movem o empreendedorismo, são elas:
a) Natureza humana: partindo do principio que alguns estudos mostram que pessoas empreendedoras tem necessidade de autorrealização.
b) O papel do empreendedor na economia visto que ele promove grandes mudanças, trazdesenvolvimento e gera empregos.
c) A estrutura econômica mundial, em função da participação e do papel que a pequena e média empresa representam.
O empreendedorismo consiste em um processo de suma importância, pois age como agente facilitador de mudanças, através dele o cidadão que gera e/ou aproveitar as oportunidades realiza atividades de valor tanto para si quanto para a sociedade.
Pode-se dizerque os principais conceitos de Empreendedorismo são:
-Correr risco calculado
-Inovação X Lucro Elevado
-Aproveitar as oportunidades
-Autorrealização
-Criação de valor
Sendo assim, apresentam-se os 4’Ps do empreendedorismo:
- Perspectiva: pode-se dizer que é a capacidade do empreendedor de buscar a melhor forma possível para desenvolver suas atividades seja do ponto de vista considerando orisco interno quanto para criar e assumir novas responsabilidades.

- Pioneirismo: O empreendedor não só identifica a oportunidade mas também a capitaliza e consegue tirar proveito dela. Ele inova no que faz dedicando-se ao extremo para aliar oportunidade e inovação trabalhando incessantemente para obter êxito em seu objetivo

- Prática: As atividades do empreendedor são direcionadas paraa ação, criação e realização.

- Performance: A busca por resultados é a busca constante dos empreendedores, a lucratividade é a recompensa da inovação empreendedora que indica o uso suficiente dos recursos , constituindo a confirmação da realização pessoal e profissional do empreendedor.
1.1 CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR
O empreendedor é, por excelência, o agente detentordos mecanismos de mudanças, com capacidade de explorar novas oportunidades, pela combinação de distintos recursos ou diferentes combinações de um mesmo recurso.
A habilidade de identificar e perseguir novas formas de associação de recursos e novas oportunidades no mercado é a atividade empreendedora por excelência. Gera, permanentemente, desequilíbrios, tornando possível a transformação e ocrescimento.
1.1.1 Busca de Oportunidade e Iniciativa
O Empreendedor é pró-ativo, ou seja, faz as coisas antes de ser solicitado, ou antes, de ser forçado pelas circunstâncias;
Age em prol da expansão do seu negócio em novas áreas, produtos ou serviços;
Identifica e aproveita oportunidades incomuns para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos ou local de trabalho.
Oempreendedor está sempre atento a procura de novas oportunidades.
Constantemente observa o ambiente, desta forma costuma ter ideias que possam ser transformadas em negócios e consequentemente as coloca em prática.

1.1.2 Persistência
Age diante de um obstáculo
Atua de forma insistente ou mesmo muda de estratégia a fim de superar um obstáculo, afinal todo empreendimento passa por momentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • empreendedorismo e inovação
  • empreendedorismo e inovação
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • Empreendedorismo e Inovação
  • EMPREENDEDORISMO E INOVACAO
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Empreendedorismo e inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!