Empreendedorismo e Cooperastivismo

423 palavras 2 páginas
Empreendedorismo e Cooperativismo

O mundo, após a integração das pessoas de diversas nações e as informações imediatas através internet e tecnologia, tornou-se mais competitivo economicamente. Com a velocidade e possibilidade de saber o que acontece em outros países, as grandes empresas tiveram a possibilidade de migrar para locais que possibilitavam menores cargas tributárias ou mão de obra barata, para produzirem mercadorias com menor custo, ou seja, com preço competitivo no mercado globalizado.

Culturalmente a globalização facilitou a comunicação entre pessoas e rápido acesso às suas culturas, integrando e aumentado os interesses dessas pessoas no modo de vida de diferentes nações.Politicamente, as pessoas mostram-se interessadas no que acontece no mundo.

Da mesma forma que algumas empresas adquiriram autonomia financeira, muitas outras não conseguiram se adequar ao mercado acelerado com preços cada vez mais baixos e com o avanço tecnológico, consequentemente fechando as portas ou sendo vendidas. Esse novo cenário mundial tornou-se bom para o consumidor final, que paga preço mais atrativo na hora da compra de um produto.

Negativamente, outro acontecimento gerado pela globalização são as crises econômicas, que atingem diversos outros países e blocos econômicos. Como exemplo, destaco a crise dos Estados Unidos em 2008 que gerou falência de empresas e desemprego em diversos países.

Com a migração das empresas para países que oferecem possibilidades de menos custos em suas unidades fabris, o desemprego tornou-se um acontecimento preocupante. Junto com o desemprego veio a desigualdade social entre os países, que cresce a cada dia. Há também a desigualdade econômica e tecnológica.A globalização afeta significantemente e diretamente para o aumento da pobreza, contribuindo claramente para aumento da exclusão social.

Diante desse novo cenário, há o destaque para os Empreendedores Sociais, que possuem como objetivo resgatar pessoas, grupos e até

Relacionados