Empreendedorismo Social X Empreendedorismo de negocios

Páginas: 5 (1029 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Empreendedorismo de Negócios X Empreendedorismo Social
Neste início de século, o conceito de empreendedor tornou-se mais refinado quando passou a considerar princípios, ideias e definições a partir de uma perspectiva social, além da perspectiva individual, administrativa e empresarial. Motivações semelhantes e percepções diferentes vêm se misturando em meio a um universo capaz de gerarriqueza, prosperidade e uma perspectiva de vida mais animadora para as pessoas.
Embora as diferentes definições encontradas na literatura de negócios apresentem os empreendedores sob uma perspectiva ligeiramente distinta, todas contêm características semelhantes, tais como: inovação, organização, criação, riqueza e risco. Ainda assim, cada definição é restritiva, considerando que os empreendedores sãoencontrados em quase todas as profissões.
De qualquer maneira, independentemente da profissão ou da origem dos negócios, empreendedorismo é o processo de criar algo novo com valor, dedicando o tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psíquicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação e da independência econômica e pessoal.
Empreendervai muito além da simples vontade de querer fazer alguma coisa para ganhar dinheiro. Não existe fórmula mágica para tornar alguém um empreendedor de sucesso. O que existe, de fato, é uma combinação de competências que todo pretenso candidato a empreendedor precisa desenvolver: comportamentais e técnicas.
Por fim, deve-se ter em mente que empreender é uma atividade desafiadora. Pessoas queempreendem desenvolvem suas habilidades técnicas, humanas e conceituais de maneira mais rápida e se tornam mais eficientes no mundo dos negócios e na sociedade, em geral. Aliado a isso, com planejamento e muita determinação, empreender pode ser uma atividade recompensadora.
O papel do empreendedorismo social
Empreendedorismo social tem a ver com a promoção da melhoria da vida das pessoas, com o respeitoà natureza e com a formação de uma sociedade mais justa e mais equilibrada. Empreender socialmente implica repensar o significado da qualidade de vida, não pelo processo de acumulação de bens materiais, mas pela oportunidade de realização do ser humano como parte indissociável dessa grande empresa denominada universo que, por conta da ganância geral da humanidade, poderá ir à falência.Empreendedores sociais têm características semelhantes aos empreendedores de negócios embora o objetivo predominante não seja a geração de lucro, mas, o impacto social. Na prática, eles são agentes de transformação social que priorizam o foco de atenção para os grandes dilemas da nossa sociedade.
De maneira geral, o empreendedor social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas sociais eambientais ao enxergar problemas ainda não reconhecidos pela sociedade, sob uma perspectiva diferenciada. Por meio da sua atuação e da própria mobilização, ele acelera o processo de mudanças e inspira uma legião de pessoas para o engajamento em torno de uma causa comum.
Os negócios sociais integram a lógica dos diferentes setores econômicos e oferecem produtos e serviços de qualidade à populaçãoexcluída do mercado tradicional, ajudando a combater a pobreza e a reduzir as desigualdades sociais.
Inclusão social, geração de renda e qualidade de vida são os objetivos principais dos negócios sociais, que também são economicamente rentáveis. A partir do início deste século, negócios com impacto social têm proliferado em todas as partes do mundo, por meio de uma geração de empreendedores quepauta sua estratégia em valores sustentáveis.
O papel do empreendedorismo de negócios
O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico envolve mais do que apenas o aumento de produção e renda per capita. Envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e da sociedade. Tal mudança é acompanhada pelo crescimento e por maior produção, o que permite a geração de mais riqueza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EMPREENDEDORISMO NEGOCIOS SOCIAIS
  • Empreendedorismo x sustentabilidade e responsabilidade social
  • Empreendedorismo Vs Empreendedorismo Social
  • Empreendedorismo e negocios
  • Empreendedorismo Social
  • Empreendedorismo Social
  • Empreendedorismo social
  • Empreendedorismo social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!