Empreendedorismo resumo do 1 ao 5 capitulo

Páginas: 18 (4331 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
Capitulo 1

Introdução
O conceito de empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, nos últimos anos, intensificando - se no final da década de 1990. Existem vários fatores que talvez expliquem esse repentino interesse pelo assunto, já que, principalmente nos Estados Unidos, pais onde o capitalismo tem sua principal caracterização, o termo entrepreneurship, é conhecido e referenciado hámuitos anos, não sendo, portanto, algo novo ou desconhecido.
Uma das consequências imediatas foi o aumento de índice de desemprego, principalmente nas grandes cidade, onde a concentração de empresas é maior .Sem alternativas , os ex- funcionários dessas empresas começam a criar seus próprios negócios , ás vezes mesmo sem experiência no ramo, utilizando um pouco que lhes restou de economiaspessoais , fundo de garantia etc. Muitos ficam na economia informal, motivos pela falta de credito , pelo excesso de imposto a e pelas altas taxas de juros. Houve recentemente aqueles motivados pela nova economia, a internet, que teve seu aplique de criação de negócios prontocom entre os anos de 1999 e 2000. Nesta época muitos tentaram se tornar os novos jovens milionários, independentes, donos dopróprio nariz.Essa conjunção de fatores somados despertou discursões a respeito do tema empreendedorismo
Nos pais, como crescente ênfase para pesquisas relacionadas ao assunto no meio acadêmico, e também com a criação de programas específicos voltado ao publico empreendedor, como foi o caso do programa Brasil Empreendedor do Governo Federal, instituído em 1999, que teve como meta inicial a capitaçãode mais de um milhão de empreendedores brasileiros na elaboração de planos de negócios, visando á captação de recursos junto aos agentes financeiros do programa.
É oportuno, portanto, um estudo mais profundo a respeito do conceito de empreendedorismo, tendo em vista que a maior parte dos negócios criados nos pais e concebida por pequenos empresários. Esses nem sempre possuem conceitos de gestãode negócios, atuando geralmente de forma empírica e sem planejamento.O processo empreendedor, seus fatores críticos de sucesso e o perfil de empreendedores de sucesso, esperam se que a estatística, ainda preocupante, seja mais gradativamente alterada por meio da adoção de técnicas e métodos comprovadamente eficientes e destinados a auxiliar o desenvolvimento e a maturação das pequenas empresasbrasileiras.

Capitulo 2

Processo Empreendedor

- A revolução do empreendedorismo

Os empreendedores são pessoas diferenciadas que possuem motivação singular apaixonados pelo que fazem não se contentam em ser mais uns na multidão querem ser reconhecidos e admirados.
O papel do empreendedor foi e sempre será fundamental para sociedade. O momento atual pode ser chamado de era doempreendedorismo, pois são empreendedores que e são eliminando barreiras comerciais e culturais e encurtando distancias globalizando e renovando os conceitos econômicos criando novas relações de trabalho e novos empregos a sociedade.
O ensino de administração era voltado a este foco formar profissionais para administrar grandes empresas e não para criar novas empresas. Nos EUA onde os empreendedores são osgrandes propulsores da economia o crescimento do empreendedorismo se acelerou na década de 1990 e aumentou em proporção nos anos 2000.

- O empreendedorismo no Brasil
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990 quando entidades do SEBRAE e Softex foram criadas. O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro que busca junto a essaentidade todo suporte de que precisa para iniciar uma empresa.
A entidade Softex foi criada com instituto de levar as empresas de software do pais ao mercado externo por meio de varias ações que proporciona ao empresário a capitação em gestão e tecnologia. Foram esses programas que o tema empreendedorismo começou a despertar na sociedade brasileira. A nova fase do empreendedorismo pode ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do capitulo 1 e 5 do livro administração de marketing
  • A revolucão dos bichos resumo 1 ao 5 capitulo
  • resumo capitulo 1 a 5 val bel pesce
  • Resumo Administração nos novos tempos
  • Resumo de economia capitulo 1, 4, 5
  • Dpp
  • resumo do capitulo 5
  • Resumo Capitulo 5

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!