EMPREENDEDORISMO NOS ESTADOS UNIDOS ANTES DA GUERRA DE SECESSÃO

1625 palavras 7 páginas
EMPREENDEDORISMO NOS ESTADOS UNIDOS ANTES DA GUERRA DE SECESSÃO
Quadro geral
O sucesso do empreendedorismo americano deve-se as leis criadas após a independência do país: a inovação das leis, nova constituição; nas finanças; nos transportes e comunicações, com um mercado estendido.

Legislação: uma instituição relevante define as regras
A nova constituição foi tão importante quanto os empreendedores para que o empreendedorismo prosperasse.
Direito constitucional: Em 1788, foi proclamada uma nova Constituição que impôs restrições à soberania dos estados, a inviolabilidade de contrato, proibição de moeda estadual, restrições ao comércio interestadual e governo estadual tinha só direitos essenciais.
Direito de patente: Foi proclamado em 1790 e contribuiu para estimular a invenção, a inovação, aumentar os conhecimentos, divulgar novas ideias e acelerar o ritmo de mudanças.
Direito agrário: Por meio das Ordenações de Terras foram criadas as regras onde terras públicas podiam ser vendidas e definidos quais eram os direitos do comprador. A base do controle privado e recursos produtivos foi criada.
Direito comercial: O Estado tinha de garantir a desobstrução das vias de investimento para que o capital fluísse em busca de aplicações lucrativas. A expedição do alvará das empresas foi facilitada. As empresas foram tratadas como pessoas jurídicas.

Finanças Públicas: uma instituição conveniente para a lubrificação do sistema.
A situação financeira estava ruim por causa da Revolução Americanaeo governo foi obrigado a tomar empréstimos.
A política de Hamilton: Inaugurado um sistema financeiro onde o Congresso tinha a liberdade de criar impostos, tomar empréstimos, emitir moeda e regular seu valor.
Finanças públicas estáveis e gestão da dívida: Hamilton propôs a criação de impostos e o refinanciamento das dívidas de guerra do Governo Continental e dos estados.
Moeda estável:Os estados eram proibidos de emitir o próprio papel-moeda, mas os bancos licenciados

Relacionados