EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

4342 palavras 18 páginas
IMEC
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA CONTABILIDADE AVANÇADA

EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

São Luís
2014

EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO DA CIÊNCIA CONTÁBIL

Trabalho apresentados à disciplina Contabilidade Avançada, ministrada pelo professor Richard, para obtenção de nota.

São Luís
2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

Embora a afirmação da Contabilidade enquanto ciência tenha se dado de forma mais notória somente a partir do século XX, como será mostrado no decorrer deste trabalho, as raízes da Contabilidade são bastante profundas, pois desde a Idade Antiga o homem já fazia o uso de contas para controlar seus bens patrimoniais.
Ao longo dos anos, essa ciência tem evoluído consideravelmente, de modo que o profissional contábil, aos poucos, amplia seu espaço no mercado de trabalho. Para tornar esse avanço possível, muitas mudanças tiveram que ocorrer. A inovação é a principal arma do contador, que não pode ater-se somente à mera apuração de dados contábeis/ financeiros.
Partindo-se dessa concepção, vê-se que a contabilidade não é simplesmente burocracia, como muitos ainda insistem em afirmar. A área contábil é uma das mais críticas, visto que é ela a responsável por todos os registros referentes à empresa; trata-se, pois, de algo imprescindível para o bom andamento de um negócio empresarial.
Com relação ao papel da Contabilidade frente ao desenvolvimento organizacional, seria incoerente, falar-se em inovações sem que se mencionasse o Empreendedorismo, fenômeno que tem se manifestado em diversas áreas, inclusive na contabilidade. Justifica-se, assim o título deste estudo: O Empreendedorismo contábil frente às exigências do mercado contemporâneo. Tem-se, neste capítulo introdutório, uma breve explanação do que será retratado em cada um dos demais capítulos.
2

Relacionados