Empreendedorismo nas micros e pequenas empresas

Páginas: 16 (3903 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2013
ORIENTADORA: Marlene Luz Pereira

RESUMO
O presente artigo não é inédito, muito já se escreveu e publicou sobre esse tema, mas se tratando de um assunto importante é relevante que se fale mais um pouco.
O presente artigo teve como objetivo evidenciar como é importante e fundamental utilizar-se do planejamento financeiro para a permanência/sobrevivência das micro e pequenas empresasbrasileiras. A metodologia utilizada para elaboração desse artigo, baseia-se em pesquisas bibliográficas, com base em livros técnicos da área de Administração Financeira, bem como em artigos científicos postados na Internet na área de Planejamento Financeiro, site do SEBRAE e IBGE. Teve como resultado a avaliação de que por falta de visão, conhecimento e informação as micros e pequenas empresas enfrentamuma das maiores dificuldades pelos empresários no processo decisório, devido a falta de informações e que estes, na sua maioria, não utilizam os dados financeiros das empresas devido a sua complexidade. O planejamento financeiro institui direcionamento de mudança e avanço numa empresa. Recentes pesquisas realizadas pelo Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, comprovaramque sete em cada dez empresas brasileiras encerram suas atividades antes dos cinco anos de vida, e o principal motivo a levá-las a isto é a falta de planejamento por parte de seus administradores. Pode concluir-se que o planejamento financeiro é de vital importância para continuidade das micro e pequenas empresas.

1 INTRODUÇÃO
1.1- Considerações iniciais
O planejamento financeiro institui omeio pelos quais os objetivos podem ser obtidos. Um plano financeiro é, portanto, uma declaração do que deve ser feito no futuro. Na maioria das vezes, os gestores de uma empresa demoram bastante para tomar decisões a ser implantadas.

O planejamento financeiro é desenvolvido fundamentalmente por meio de projeções, como estimativa mais aproximada possível da posição econômico-financeira esperada.Engloba a programação avançada de todos os planos da administração financeira e a integração e coordenação desses planos com os planos operacionais de todas as áreas da empresa.

O planejamento financeiro estabelece diretrizes de mudança e crescimento numa empresa, preocupando-se com uma visão global, com os principais elementos de políticas de investimento e financiamento da empresa. Comrelação ao crescimento da empresa, ele está diretamente ligado à política financeira adotada pela empresa. Assim, o planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados; é, portanto, um plano para o futuro. O planejamento auxilia ainda na implantação de projetos que exijam análises com antecedência de todas as variáveis a serem analisadas e a situação deincerteza (ROSS et al., 2008).

O planejamento financeiro se faz necessário em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação, em geral, as micro e pequenas empresas, apresentam um quadro difícil, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro.

1.1.1- Conheça os 10 erros mais comuns na gestão financeiraUm dos maiores desafios na administração de micro e pequenas empresas é fazer um planejamento financeiro adequado. O controle dos dados contábeis do seu empreendimento, com o auxílio de profissionais de contabilidade, garante o fluxo de caixa e o balanço comercial da empresa. Dentre os instrumentos de análise e planejamento financeiros estão: o fluxo de caixa, que indica os recebimentos epagamentos a serem realizados; o demonstrativo de resultado, que avalia o volume de vendas, o custo de mercadorias vendidas e as despesas fixas e variáveis; e o balanço patrimonial, que calcula o valor do patrimônio líquido da empresa. Alguns erros comuns, no entanto, podem fazer a gestão financeira se transformar em um pesadelo na rotina de micro e pequenas empresas. O SEBRAE aponta quais são as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ´O empreendedorismo como diferencial de sucesso na abertura de micro e pequenas empresas
  • Empreendedorismo: fatores de sucesso e insucesso de micro e pequenas empresas
  • Empreendedorismo: fatores de sucesso e insucesso de micro e pequenas empresas
  • O estudo do empreendedorismo no âmbito das micro e pequenas empresas
  • Empreendedorismo: Fatores de Sucesso e Insucesso de Micro e Pequenas Empresas
  • Projeto de micro e pequena empresa
  • Administração de micro e pequenas empresas
  • Micro e pequena empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!