Empreendedorismo na multitécnica

Páginas: 23 (5507 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
EMPREENDEDORISMO NA MULTITÉCNICA
Carlos Alex Freitas
Edmar José de Oliveira
Fabiano da Silva Rosa
Guilherme Leite Oliveira
Leandro José G. de Oliveira
Marcos Vinicius R.Martins
Sergio dos Santos Gonçalves
Valdênio Adão Marques
William Fernandes Vaz da Costa
Wlisses Tadeu Proton da Rocha Vieira¹
Mariela Janice França Teodoro2
Resumo

Este trabalho é um estudo multidisciplinar,realizado no primeiro período do curso de Gestão da Produção Industrial, da Faculdade Promove de Sete Lagoas Minas Gerais, visando a apresentar resultados das pesquisas sobre a importância do Empreendedorismo na empresa Multitécnica e diversos materiais estudados. Esse trabalho objetivou-se a apresentar, a importância da visão, criação e a liderança em projeto empreendedor; bem como aos resultadosalcançados neste. Portanto , torna-se um objeto de estudo, pois busca responder às questões relacionadas ao empreendedor, bem como à disciplina Gestão Contemporânea; deste modo, este também poderá ajudar outros trabalhos que busquem mais informações sobre assunto.

PALAVRAS-CHAVE: Empreendedorismo, visão, criação e liderança.

Alunos do curso de Gestão da Produção Industrial 1º período daFaculdade Promove de Sete Lagoas, campus II,2 Professor orientador do projeto integrador multidisciplinar.
INTRODUÇÃO

Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas á criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar fazer ou executar.A palavra empreendedor (entrepreneur) surgiuna França por volta dos séculos XVII e XVIII, com o objetivo de designar aquelas pessoas ousadas que estimulavam o progresso econômico, mediante novas e melhores formas de agir.Entretanto, foi o economista francês Jean-Baptiste Say, que no início do século XIX conceituou o empreendedor como o indivíduo capaz de mover recursos econômicos de uma área de baixa para outra de maior produtividade eretorno. Mais tarde, o austríaco Joseph Schumpeter, um dos mais importantes economistas do século XX que definiria esse indivíduo como o que reforma ou revoluciona o processo “criativo-destrutivo” do capitalismo, por meio do desenvolvimento de nova tecnologia ou do aprimoramento de uma antiga o real papel da inovação. Esses indivíduos são os agentes de mudança na economia.

O principal fatorpromotor do desenvolvimento de um país é o empreendedor, ele identifica as oportunidades, busca recursos e os transforma em negócios lucrativos movimentando assim a economia de toda uma nação. Esse é um dos papéis do empreendedor.
Ele precisa atentar para o fato de que a presença de um líder é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. O ideal é que procure desenvolver ideias de liderança caso nãoseja um líder nato, para que a equipe faça voluntariamente o que precisa ser feito. Para extrair o melhor de cada colaborador e com isso conseguir obter resultados positivos.

A quantidade de empreendedores no Brasil é muito grande e isso é muito bom. Geralmente essas pessoas começam um negócio quando conhecem muito bem um produto, um segmento de mercado ou um determinado setor de empresa, ouainda, porque querem ser seus próprios patrões.

Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates3 e Mark Zuckerberg4 ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova.

Podemos considerar que são gestores que possuem habilidades deprever oportunidades, tomar decisões, saber liderar, ter dinamismo, otimismo e tino empresarial. Eles são capazes de antecipar os problemas e resolvê-los, altamente motivados têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades. Assumem responsabilidades e riscos para atingirem seus objetivos, são orientadas para a ação, são considerados essenciais a uma organização.

Quando se fala em assumir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!