EMPREENDEDORISMO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE UMA CERÂMICA

3643 palavras 15 páginas
EMPREENDEDORISMO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS E CONFIGURAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE UMA CERÂMICA.

Resumo: este estudo objetivou correlacionar características do empreendedor e gestor da organização; configuração organizacional; e a gestão de recursos humanos, visando responder à pergunta de pesquisa: Qual a influência do perfil do empreendedor na definição da gestão de pessoas de uma organização? Para mapear as características do empreendedor, foram utilizados os testes propostos por Dornelas (2007) e Carland e Carland (1996). Para determinar a configuração organizacional foi utilizado o modelo proposto por Mintzberg (2003) e para definir o estágio evolutivo da Gestão de Recursos Humanos foi utilizada a proposição de Meshoulam e Baird (1987). O trabalho pode ser classificado como qualitativo e exploratório, com a realização de um estudo de caso único em uma indústria cerâmica localizada no Triângulo Mineiro. A organização estudada possui Estrutura Simples, com gestão de Recursos Humanos no Estágio 1- Iniciação. Além disso, o gestor possui características empreendedoras, mas que podem ser aprimoradas.

Palavras-chaves: Empreendedorismo; Gestão de Recursos Humanos; Estrutura Organizacional; Cerâmica.

1. Introdução

A expectativa de crescimento do setor de construção de civil para 2013 é de 4%, acima da estimativa do PIB. Parte expressiva desse crescimento decorre de pequenas obras e reformas realizadas nas moradias de brasileiros pertencentes à classe média (PAIVA, 2013).
Essa taxa de crescimento do setor está sendo mantida desde 2007, havendo a previsão que permanecerá em 4% até 2030 (SEBRAE, 2013), sendo que entre 2008 e 2010, houve um aumento de 10,21% na quantidade de empregados em construtoras (ABRAMAT, 2010) e crescimento do faturamento da indústria de materiais para construção civil em 12,1% acima da inflação (FGV PROJETOS, 2011).
Considerando a importância e o crescimento desse setor no Brasil, é interessante analisar aspectos da gestão de organizações

Relacionados