EMPREENDEDORISMO CUTURAL

1069 palavras 5 páginas
SUMÁRIO

Betim /2014

SUMARIO

6 BIBLIOGRAFIA 11

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho de empreendedorismo cultural tem como principal objetivo analisar e identificar as características do comportamento empreendedor através de ações e projetos que ajudam a fortalecer e expandir os negócios dentro do universo cultural. Neste estudo foi realizado em uma pesquisa qualitativa, que trouxe ao trabalho uma visão mais realista das atividades e projetos do empreendedor cultural e que aponta como uma realidade em constante movimento que pode transformar-se em oportunidade de novas ideias e soluções para o mercado cultual.

2. EMPREENDEDORISMO CULTURAL

Quando a palavra “empreendedor” é pronunciada, geralmente esta associada em ações que visam lucro e resultado financeiro. Já quando se refere a empreendedor social é um pouco diferente. As características são próximas as dos empreendedores de negócios, o diferencial é que os empreendedores sociais não visam somente o lucro, mas sim o impacto social. Já o “empreendedorismo cultural” ainda não é encontrado nos principais dicionários brasileiros, apenas canais de pesquisa mais modernos como a Wikipédia, traduzem o empreendedorismo cultural como: “O gerenciamento de empresas culturais. É a transformação de companhias de teatro, circo, dança, bandas de musica, artistas plásticos em empreendimentos gerenciados no formato de empresas, buscando mercado, fornecedores e preços competitivos.”
Somando as características dos empreendedores de negócios com as dos empreendedores sociais, percebe-se que mais do que gerenciar o empreendedor cultural mescla os planos inovadores com as necessidades da cultura e da sociedade como um todo.
Empreendedores têm em comum, além da

Relacionados