Empreendedoriismo

9583 palavras 39 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Grupo K: GERAÇÃO X

EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO: CONCEITOS E PRÁTICAS

PORTO ALEGRE
2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Percebendo a necessidade de o ser humano cuidar do meio em que vive, apostamos em um empreendimento que além de proteger o meio ambiente, traz conforto térmico e aumento da produtividade em lugares fechados. Estamos falando da Ventilação e da Iluminação Natural.
A Ventilação Natural consiste em um fenômeno da movimentação de ar em edificações sem a indução de nenhum sistema mecânico e é capaz de proporcionar a renovação do ar de um ambiente e a velocidade do ar sobre as pessoas é fundamental para o alcance do conforto térmico. Para Frota e Schiffer (2003), em regiões de clima quente úmido, como no Brasil, a ventilação natural é a estratégia mais simples para promover o conforto térmico quando a temperatura interna se torna elevada. O fluxo de ar sobre a pele dá a sensação de resfriamento aos ocupantes, principalmente em temperaturas acima de 30ºC.
A Iluminação Natural leva a um elevado potencial de economia de energia utilizando-a como fonte de luz para iluminar os ambientes internos. Além do potencial de economia, a iluminação natural possui outros benefícios insubstituíveis, tais como: melhoria no conforto com minimização de consumo energético, bem-estar dos indivíduos com aumento de produtividade e ótima reprodução das cores naturais.
Mais do que uma questão de economia de energia, o uso da iluminação natural está diretamente ligado à saúde, bem-estar e produtividade dos moradores e trabalhadores.
De acordo com Bertolotti (2010), muitas pessoas saem de manhã de seus apartamentos, entram na garagem, pegam o carro, vão para a garagem de seu local de trabalho, passam o dia todo em ambientes fechados com pouca iluminação e ventilação natural e voltam à noite para casa, sem quase ter contato com a luz

Relacionados