empreendedor

Páginas: 5 (1103 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

Curso: TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS
Disciplina: Empreendedorismo no Agronegócio – 4º Semestre:
Professores: Eliza Claudia Hahn
Marcelo Ioris Koche
Acadêmico(a): _LUIZ CARLOSG. MARTINEZ RGM: 293,2584
AULA 01

1. Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas deforma a diferenciá-las.
Resposta: O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

2. Fialho et al (2007) destaca que nofinal do século XX, com a descoberta da tecnologia digital, a humanidade evoluiu de uma sociedade capitalista industrial para uma sociedade neossocialista do conhecimento. Comente com suas palavras e entendimento sobre esta afirmação.
R: a existência de empreendedores é condição fundamental para a existência e perpetuação da sociedade do conhecimento, pois são eles que desencadeiam processos decriação e disseminação do conhecimento por todas as escalas da produção. Com a globalização o ser humano teve que buscar novos conhecimentos e foi ai que podemos ver a persuasão dos empreendedores na busca de novas idéias, novos produtos com mais qualidade e eficiência, mais informações e maior troca de conhecimento entre os empreendedores trazendo em seu contesto a uma nova era de conhecimentos.3. Após a leitura da Aula 1, seção 3, dados do empreendedorismo, comente sobre a(s) informação(ões) que mais lhe chamou a atenção.
R: O Brasil é a 3ª maior população empreendedora, em números absolutos, entre os 54 países estudados, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Cerca de 27 milhões de brasileiros possuem um negócio, ou estão envolvidos na criação de um. Observa-se que este índicetem aumentado consideravelmente, pois na pesquisa GEM de 2010, este número era de 21,1 milhões. Dessa forma, há predominância do jovem empreendedor, por necessidade, em atividades de baixa produtividade. Por falta de empregos formais, esse jovem busca no empreendedorismo uma opção de trabalho e renda. A mulher hoje e maioria e busca em seu empreendimento uma forma de renda e liberdade. O jovemdevido a falta de emprego por conseqüência do avanço tecnológico e a falta de Mao de obra especializada vem procurando desenvolver mais seus conhecimentos trazendo consigo o ego de ser um empreendedor, dono do seu próprio negocio aonde busca a independência financeira e de vida, mesmo trazendo consigo um grande uma frustração pela falta de apoio dos órgãos governamentais tanto na área de incentivosfiscais e financeiros como na área tecnológica.

4. Com base na aula 01 e/ou do arquivo da Pesquisa GEM 2011 (disponível em material de aula arquivo) identifique e comente sobre:
a) os principais fatores favoráveis do empreendedorismo brasileiro
R: normas culturais e sociais, acesso ao mercado e abertura à barreiras a entrada, clima econômico e capacidade empreendedora, a criatividade e suaadaptabilidade, .

b) os principais fatores inibidores do empreendedorismo brasileiro.
R: políticas governamentais ineficientes, falta de apoio financeiro, as normas culturais e sociais e a educação e capacitação. Existe falta de políticas publicas consistentes e eficientes, burocracia intensa falta de incentivos, custo Brasil muito elevado e com tributos demasiados dificultando assim o empreendedorque esta começando seu negocio.

AULA 02 - Fundamentos do Empreendedorismo

1. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Justifique sua resposta.
Resposta: empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a criação de um projeto seja ele técnico, cientifico e empresarial que tem origem no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empreendedor
  • EMPREENDEDORES
  • Empreendedor
  • empreendedor
  • Empreendedor
  • Empreendedor
  • Empreendedor
  • Empreendedor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!