empreededorimos

839 palavras 4 páginas
I – Introdução
Nos dias atuais os empreendedores enfrentam grandes desafios quando resolvem criar um novo negócio, e para isso devem ter habilidade em determinar os riscos que são mais frequentes na inviabilização do seu empreendimento, já que as condições de mercado e as tendências representam uma ameaça para o sucesso do novo empreendimento.
Para Dornellas (2001) “empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”. Assim podemos entender o ato de empreender, que consiste em sonhar e buscar transformar esse sonho em realidade. O empreendedorismo tem sido fundamental para o desenvolvimento da sociedade, Timmons (1990) afirma que “o empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que foi a revolução industrial para o século XX”.

II - Etapas de um Processo Empreendedor
Precisamos entender o comportamento de um empreendedor e no que consiste o processo de criação de um novo negocio. De modo geral, podemos definir o processo a partir das etapas abaixo:
1. Analise da Oportunidade
Esta é considerada a mais complexa etapa do processo, consiste na identificação da oportunidade de negocio. Conforme mencionado por Dornellas (2008) “uma ideia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público-alvo que faz parte de um nicho de mercado mal explorado”. Dentre tantas decisões a ser tomadas para o início do projeto, é preciso realizar a análise rigorosa da área escolhida, verificando a saturação do mercado, identificando a necessidade do cliente em relação ao produto a ser ofertado, nesta etapa devemos destacar a necessidade das seguintes habilidades empreendedoras: talento, percepção de negocio e feeling empreendedor.

2. Plano de Negocio
Desenvolver este é um documento é sintetizar o planejamento da empresa, nele constará as estratégias de negocio, a analise de mercado, e todas as informações para tomada de decisão

Relacionados

  • Empreededorimos
    537 palavras | 3 páginas
  • Empreendedorismo
    1030 palavras | 5 páginas