Empoderar para Maternar

4870 palavras 20 páginas
Curso de Doula e Educadora Perinatal

Trabalho de reflexão

Empoderar para Maternar
A importância do empoderamento para os cuidados com o recém-nascido e o desenvolvimento do vínculo entre mãe e bebê

Carla Santos
Isandra Browne
Joana Franarin
Laura de Moraes
Lívia Bezerra
Marianne Lourenço

Junho 2013
Sumário

Introdução 3

A gestação 4

Alterações físicas e psicológicas na mulher grávida 4

O trabalho de parto e o parto 6

O puerpério 8

Vínculo - desenvolvimento e manutenção 9

O papel da doula durante a gestação, parto e puerpério 11

Conclusão 13

Referências 14

Introdução
A maternidade é uma experiência recompensadora, porém cheia de desafios. No caminho que leva uma mulher de simples mulher à mãe só deveriam existir rosas, carinho e principalmente respeito, porém essa não é a realidade atual.
Nos dias de hoje a mulher é vista como imperfeita. Imperfeita para parir e imperfeita para maternar. Muitas são as interferências obstétricas ao parto normal, isso quando eles não são roubados completamente da gestante. E muitas são as técnicas disponíveis para se maternar corretamente, do jeito certo. Como se existisse um jeito certo.
O presente trabalho vem tratar das mudanças físicas e psicológicas pelas quais a mulher passa durante o caminho que a leva à maternidade e como essa experiência pode ser ressignificada com a ajuda da doula através, principalmente, do empoderamento.
A gestação
Alterações físicas e psicológicas na mulher grávida
Os primeiros meses de gravidez são os mais complexos, tanto no âmbito físico quanto no emocional. As mudanças pelas quais o corpo da mulher passa não são tão visíveis, mas são muito intensas. Aumento do útero, do volume dos fluidos orgânicos e de sangue, aumento dos seios, alterações hormonais, enjoos, cansaço3, aumento de apetite, oscilações de humor, e aumento da sensibilidade e da irritabilidade, entre outras manifestações. Enquanto tudo isso acontece o corpo trabalha dobrado para transformar um amontoado de

Relacionados