Empirismo

Páginas: 2 (430 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
O empirismo é uma doutrina filosófica que tem como principal teórico o inglês John Locke (1632-1704) que defende uma corrente a qual chamou de Tabula Rosa. Esta corrente afirma que aspessoas nada conhecem, como uma folha em branco.O conhecimento é limitando ás experiências vivenciadas, e as aprendizagem se dão por meio de tentativas e erros.
O empirismo causou uma grande revolução naciência , pois graças à valorização das experiências e do conhecimento cientifico, o homem passou a buscar resultados práticos, buscando o domínio da natureza. A partir do empirismo surgiu-ametodologia cientifica.
O crescimento acelerado e desorganizado das empresas após a revolução industrial gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu assim uma abordagem mais cientifica emais apurada que substituísse o imperismo e a improvisação dominantes na época.
A força braçal deixou de existir, sendo substituída por grandes máquinas, produzir mais em menos tempo. Obtendo maiorlucro e produção com menos custo.
Os dirigentes naquela época cuidavam de seus estabelecimentos com base em organizações militares ou eclesiásticas dos séculos anteriores, com a utilização dasmáquinas, os dirigentes ficaram mais autoritários e os funcionários mais “mecanizados” pois não havia espaço para usar suas habilidades e inteligência.
Podemos dizer que houve um crescimento tãodesordenado que as organizações se limitaram em produzir, se preocupando em economizar mão de obra e evitar desperdício, esquecendo da gestão como um todo.
Foi desenvolvido o modelo de administraçãocientifica pelo engenheiro norte americano Frederick Taylor, considerado o pai da administração de empresas.
Para Taylor, a organização do trabalho deve ser estudada e tratada cientificamente e nãoempiricamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo a ciência: a Ciência da Administração. Como pioneiro, o mérito de Taylor reside na contribuição para abordar sistematicamente o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empirismo
  • O Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo
  • Empirismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!