Empilia ferreiro

1531 palavras 7 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CÉSAR PRIETO MARTINEZ
ANDRESSA GRANDE MACEDO
BRUNA ANDRESSA POTHIN
BRUNE FANHA XARÃO
KARINE PRECYBLOVECZ

EMÍLIA FERREIRO

PONTA GROSSA
2012
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PROFESSOR CÉSAR PRIETO MARTINEZ
ANDRESSA GRANDE MACEDO
BRUNA ANDRESSA POTHIN
BRUNE FANHA XARÃO
KARINE PRECYBLOVECZ

EMÍLIA FERREIRO
Trabalho referente a bibliografia,formação
Obras e curiosidades de EMILIA FERREIRO
Para a matéria de Fundamentos Históricos e Políticos da Educação Infantil -Profª Indianara - tendo efeito como nota bimestral .

PONTA GROSSA
2012
Biografia

Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. A partir de 1974, Emilia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979. Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados do Instituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora - que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil .
Principais ideias
Foi doutoranda de Jean Piaget. Promoveu a continuidade do trabalho de Piaget sobre epistemologia genética - uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança - estudando um campo que ele não havia explorado: a escrita.
A partir de 1974, na Universidade de Buenos Aires, desenvolveu uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas na sua mais importante obra: Psicogênese da Língua Escrita, publicado em 1979 e

Relacionados