Empeendorismo

1184 palavras 5 páginas
Conceitos

O que é Empreendedorismo?

Anterior à abordagem acerca do empreendedorismo social, é necessário conceituar o empreendedorismo em si, e entender o que é ser empreendedor. Comumente ouvimos dizer que toda pessoa que abre um negócio é um empreendedor. De acordo com J. Gregory Dees, este termo se refere a uma pessoa que começa um negócio; um novo empreendimento para ganhar lucro e renda. Para ele, a palavra “empreendedor” não se limita à área de negócios. Veio da língua francesa e significa “alguém que se encarrega ou se compromete com um projeto ou atividade significante”. A palavra foi associada aos indivíduos que estimularam o crescimento econômico por encontrarem diferentes e melhores maneiras de fazer as coisas. Em vez do tipo do empreendimento que o indivíduo tem, a palavra descreve uma postura, comportamento e conjunto de qualidades. Empreendedores vêem possibilidades, e não problemas, para provocar mudanças na sociedade e não se limitam aos recursos que têm num momento.

Ainda de acordo com o autor J. Gregory Dees, os empreendedores são inovadores. Eles criam novos paradigmas e são pioneiros de novas abordagens. Isto não significa que criem algo completamente novo. Muitas vezes, transformam algumas idéias já existentes; utilizam a criatividade para aperfeiçoar ou reinventar processos. É um processo criativo e contínuo de explorar, aprender e melhorar.

O que é Empreendedorismo Social?

Existem vários conceitos relacionados ao empreendedorismo social. Oliveira, (2004) aborda alguns deles com uma visão internacional, citando diferentes entendimentos de organizações distintas da seguinte maneira:

De acordo com a School Social Entrepreneurship - SSE, Uk-Reino Unido, o empreendedor social é alguém que trabalha de uma maneira empresarial, mas para um público ou um benefício social, em lugar de ganhar dinheiro. Empreendedores sociais podem trabalhar em negócios éticos, órgãos governamentais, públicos, voluntários e

Relacionados

  • empeendorismo
    1610 palavras | 7 páginas
  • empeendorismo
    501 palavras | 3 páginas
  • empeendorismo do filme a rede social
    297 palavras | 2 páginas
  • Empreendedorismo
    7612 palavras | 31 páginas