Empatia Nas Rela Es De Trabalh1

1294 palavras 6 páginas
Empatia nas relações de trabalho
A empatia pode interferir nas relações de trabalho, e saber lidar com essa questão é muito importante no ambiente corporativo. Estamos caminhando para um mundo cada vez mais complexo e isso não é novidade para ninguém. Essa complexidade proporcionada pelo aumento da velocidade das mudanças também afeta a forma como interagimos com as pessoas.

Segundo dados oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – estudo realizado em 2011 – os afastamentos por problemas psicológicos no Brasil já ocupam o 3º lugar no ranking oficial. Cada vez mais os profissionais estão sofrendo mais com estresse e depressão, provocados principalmente pela pressão que sofrem em seu ambiente de trabalho.
Segundo Denis Pincinato, especialista em Psicodrama das Organizações, no outro sentido desta corrente estão as empresas que mais se destacaram no quesito gestão de pessoas nos últimos anos. São aquelas que sabem muito bem aonde querem chegar e tem a certeza de que dependem de seus colaboradores para alcançar seus objetivos.
“De forma muito simples, essas empresas conseguiram reduzir o grau de incerteza, que é um grande gerador de tensão para qualquer ser humano, agiram com empatia, e, ao estabelecer uma comunicação direta e aberta, definiram planos de ação baseados na identificação dos pontos que mais impactam na satisfação profissional de seus colaboradores”, explica Pincinato.
Para sanar dúvidas sobre como a empatia pode impactar em nossas relações de trabalho, o especialista respondeu algumas perguntas sobre o tema para o Carreira & Sucesso.

Como a empatia pode interferir nas relações de trabalho?
Conhecer um pouco mais sobre a história de vida de seu colaborador ou chefe, buscar informações sobre seus sonhos e desejos, ouvir de forma verdadeira e apoiá-lo nos momentos de dúvida e tomada de decisão são os passos propostos pelo programa Empatia em Ação.
Esse programa, se aplicado de forma efetiva, tem o poder de elevar as relações interpessoais a

Relacionados