Empédocles

Páginas: 4 (923 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
EMPÉDOCLES
EMPÉDOCLES, filósofo grego (Agrigento, Sicília, c. 490 a.C. — no Peloponeso c. 430). Empédocles foi o criador da teoria dos quatro elementos (água, ar, fogo e terra), adotada até a épocada química moderna. Denominara "Amor" o princípio de toda união e síntese, e "Ódio", o de toda divisão nos fenômenos da natureza.
O primeiro pensador que procurou resolver a aporia eleática foiEmpédocles, nascido em Agrigento em torno de 484/481 a.C. e falecido por volta de 424/421 a.C. De personalidade fortíssima, além de filósofo, foi também místico, taumaturgo e médico, além de ter sido ativona vida pública.
Segundo Empédocles, da mesma forma que para Parmênides, o "nascer" e o "perecer", entendidos como um vir do nada e um ir ao nada, são impossíveis porque o ser é e o não ser não é.Assim, não existem "nascimento" e "morte": aquilo que os homens chamaram com esses nomes, ao contrário, são o misturar-se e o dissolver-se de algumas substâncias que permanecem eternamente iguais eindestrutíveis. Tais substâncias são a água, o ar, a terra e o fogo, que Empédocles chamou "raízes de todas as coisas".
Os jônios haviam escolhido ora uma ora outra dessas realidades como "princípio",fazendo as outras dela derivarem através de um processo de transformação. A novidade de Empédocles consiste no fato de proclamar a inalterabilidade qualitativa e a intransformabilidade de cada uma.Nasce assim a noção de "elemento", precisamente como algo de originário e de "qualitativamente imutável", capaz apenas de unir-se e separar-se espacial e mecanicamente do outro. Como é evidente, trata-sede uma noção que só poderia nascer depois da experiência eleática, justamente como tentativa de superação das dificuldades por ela encontradas. E, assim, nasceu também a chamada concepção pluralista,que supera o monismo dos jônios e o monismo dos eleatas. Com efeito, também o "pluralismo" enquanto tal, ao nível de consciência crítica (assim como o conceito de "elemento"), só podia nascer como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Empedocles
  • empédocles
  • Empédocles
  • Empédocles
  • Empédocles
  • Empédocles
  • Empédocles
  • Filosofia empédocles

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!