Emolietes E Umectantes 2

400 palavras 2 páginas
Conforme o próprio nome indica, o objetivo principal dos podutos utilizados como hidratantes para o corpo éreter a água na pele, isto é, manter a pele hidratada, evitando a perda excessiva de água. Isso é necessário porque a quantidade de água na pele é maior que a no ambiente, portanto a sua tendência é evaporar; além disso, a ação do sabonete favorece o ressecamento.
Na maioria dos hidratantes, o ingrediente principal é alanolina, uma mistura de ácidos graxos (gorduras) e seus ésteres, obtida como subproduto da limpeza da lã de carneiro. A lanolina também está presente em sabonetes e amaciantes de roupas. Suas longas cadeias possuem extremidades polares, que podem se ligar à água, permitindo-lhe atuar como hidratante.

As substâncias usadas com essa finalidade de evitar a perda de água são denominadas umectantes ouemolientes (amaciantes)e são adicionadas também a outros produtos. Por exemplo, para evitar que o creme dental resseque (como ocorre quando o deixamos destampado), o umectante é adicionado, melhorando o aspecto e a consistência do produto.
Os umectantes também são usados em outros cosméticos, para evitar sua cristalização, como loções e sabonetes para a pele. A indústria alimentícia os usa em doces, pães, bolos, bombons, balas, chocolates e recheios. E são adicionados à cola, para evitar que resseque rapidamente.
Um dos umectantes mais usados nos hidratantes para a pele é a glicerina (propan-1,2,3-triol), também chamada de glicerol (C3H5(OH)3). Sua fórmula estrutural está representada a seguir: H2C ─ CH ─ CH2 │ │ │ OH OH OH
Observe que a glicerina é um triálcool, e graças a essa estrutura os oxigênios ativam os hidrogênios, para que ocorra a formação de ligações de hidrogênio, tanto entre as próprias moléculas de glicerina, quanto

Relacionados

  • Acne e sequelas de acne
    4376 palavras | 18 páginas