emoçoes

Páginas: 5 (1069 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013














Cursos
Terapias
Eventos
Loja

Home
Instituto
Cadastro
Contato
Vivências
Ambulatórios
Viagens
Artigos


Emoções Básicas do Ser Humano

Compilado por Fátima Corga, Terapeuta do Instituto Luz

Segundo Eric Berne são cinco as emoções básicas do ser humano:

RAIVA,

MEDO,

TRISTEZA,

ALEGRIA,

AFETO.
Diante de um estímulo, o nosso corporeage de acordo com a circunstância e intensidade, desencadeando uma das cinco emoções básicas. Desde a detonação da carga emocional até seu efeito corporal, podemos identificar três tempos da emoção:

O SENTIR,

O EXPRESSAR VERBAL,

O ATUAR CORPORAL.


1º Tempo: O SENTIR

É um processo intrapsíquico. Todo ser humano vem programado para sentir as cinco emoções básicas. É natural enormal que tanto o homem quanto à mulher sintam: Raiva, Medo, Tristeza, Alegria e Afeto. Embora alguns homens garantam que não sentem medo, isto é balela, pode até ser que o processo educacional tenha sido repressor do medo, aliás, veremos adiante que assim começam as emoções de disfarce: proibição de uma emoção autêntica e imposição para que você não sinta o que sente, e sinta o que o outro querque você sinta.


2º Tempo: O EXPRESSAR VERBAL

É traduzir a emoção por palavras. É humano, e até onde sabemos, somente os humanos têm a possibilidade de exprimir o que estão sentindo através das palavras, é o processo verbal, é o grande diferencial do homem para os demais animais: o poder da palavra. Sendo as palavras símbolos mentais, a expressão verbal é algo de extraordinário na vidahumana: a palavra tem o poder de CURAR se expressam de modo adequado, como também podem FAZER ADOECER e até MATAR se expressar de modo inadequado. Há palavras que alegram e as que entristecem, assim como induzir ao medo, a raiva ou podem aclamar, algumas trazem dúvidas ou esperança, outras negam e outras afirmam determinados sentimentos. Enfim, as palavras têm substância e poder, representam o fio deouro do pensamento, das crenças dos sentimentos.


3º Tempo: O ATUAR CORPORAL

É a expressão corporal das emoções, ou seja, o modo como a emoção sentida ou verbalizada se exprime através da linguagem do corpo. Sabemos que a energia da emoção se espalha por todo o corpo, atingindo determinados setores, e que ao alcançar nossos músculos, as emoções produzem movimentos diversos: finalista e nãofinalistas, repentino ou calmamente, aproximativos ou separativos, espontâneas ou provocativas.


A TABELA ABAIXO MOSTRA A ESSÊNCIA DO QUE FOI DITO, CORRELACIONANDO CADA EMOÇÃO AOS FATORES: ESTÍMULOS, EFEITOS E CONSEQÜÊNCIAS:



Estímulo (Causa)
Efeito (Emoção)
Conseqüência (Conduta)
Obstáculo
RAIVA
Agressão/Superação/Defesa
Perigo
MEDO
Fuga ou Luta
Perda
TRISTEZAParalisação/Recuperação
Conquista
ALEGRIA
Aproximação
Contato
AFETO
Conjugação


AS EMOÇÕES BÁSICAS DO SER HUMANO: RAIVA, MEDO, TRISTEZA, ALEGRIA, AFETO.

EMOÇÃO DA RAIVA:

Induz movimentos violentos de ataque ou de defesa, aumentando a força corporal, gera força e energia para superar obstáculos, todas as vezes que houver ameaça á sua vida, ou condição de vida a raiva se apresenta como defesa natural,uma espécie de força vital. Como não existe uma emoção chamada coragem, a raiva funciona como antídoto natural contra o medo.

FACETAS DA RAIVA:

Agressivo, Crítico, Irado, Histérico, Invejoso, Rabugento, Decepcionado, Chocado, Exasperado, Frustrado, Arrogante, Ciumento, Agoniado, Hostil, Vingativo, Colérico, Sentido, Indignado, Chateado, Revoltado.


EMOÇÃO DO MEDO:

O medo é umimpulso, geralmente desqualificado pelos seres humanos. É muito comum nos referirmos ao medo como um impulso negativo, ou até mesmo como uma falha grave ou defeito nas pessoas. O medo nos ensina o respeito ao limite, precisa ser eliminado ou superado, quando ele é ou se torna patológico.

FACETAS DO MEDO:

Tímido, Apavorado, Medroso, Horrorizado, Desconfiado, Incrédulo, Envergonhado, Embaraçado,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emoções
  • emoções
  • Emoções
  • Emoções
  • Emoções e suas emoções
  • Emoções
  • Emoçoes
  • Emoções

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!