Emoções

Páginas: 21 (5146 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
SUMÁRIO







1. INTRODUÇÃO 4
2. O QUE SÃO AS EMOÇÕES 4
2.1 FUNÇÃO DAS EMOÇÕES 5
2.3 EXEMPLOS DE EMOÇÕES 7
3. MÉTODO 9
4. ANÁLISE DOS DADOS 9
5. CONCLUSÃO 12
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................14
7.ANEXOS......................................................................................................................15
8. TERMOS DE CONSENTIMENTO................................................................................16

































1. INTRODUÇÃO


As emoções tem sido um tema de muitas pesquisas ao longo dos últimos anos, e o seu estudo vem se tornando importante devido à necessidade cada vez maior de compreender econtrolar as atuais patologias associadas ao aspecto emocional. Por ser um tema presente e marcante na vida humana, esse assunto sofreu um grande avanço nos últimos anos e seu estudo constitui um domínio particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. A psicologia diz que o ser humano traz ao nascer algumas emoções básicas como o medo, a tristeza, a raiva e a alegria (Myers, 2000). Todas elastêm uma função importante em nossas vidas, principalmente no que diz respeito à sobrevivência da espécie. O estudo das emoções tem sido um assunto apaixonante e envolvente, apresenta diversas reflexões, que apontam a emoção numa interação relacional humana, ou seja, das emoções como processo adaptativo da pessoa ao ambiente, bem como um processo adaptativo do homem aos contextos dinâmicossociais. As emoções foram ignoradas por muito tempo até mesmo por filósofos e pesquisadores das ciências em detrimento da razão ou do pensamento lógico. Elas eram consideradas processos menos importantes, primitivos e até mesmo indicadores patológicos.
O objetivo deste trabalho é aprofundar os estudos sobre as temáticas das emoções afim de causar reflexões sobre as mesmas e uma sucinta análise dasprincipais teorias das emoções.



2. O QUE SÃO AS EMOÇÕES


Como sabemos que estamos emocionados? Invariavelmente pelas sensações e movimentos que o nosso corpo produz: dor de barriga, um “frio no estômago”, chorar, rir sem parar, taquicardia, tremer, desmaiar, perder a voz, ficar “branco” ou “vermelho de raiva...”.
Mas porque é que a Psicologia se preocupa com as emoções? Estudar ocomportamento humano é o objetivo maior da Psicologia e entender porque nos emocionamos e a maneira que a emoção influencia o nosso comportamento, faz parte desse objetivo.
Os psicólogos e pensadores sempre se preocuparam em compreender a natureza da emoção. Uns entendiam-na como uma alteração fisiológica provocada pelos estímulos do ambiente e que é transmitida pela percepção sensorial (James-Lange);outros acreditam que as alterações fisiológicas que levam a emoção ocorrem simultaneamente a percepção de estímulos do meio ambiente (Cannon – Bard); e mais tarde vieram a concebê-la como dependente da percepção que o homem tem sobre determinada situação, isto é, de como entendemos e compreendemos determinada situação (Cognitivismo). O próprio Freud, um dos grandes pensadores do séc. XX, vem ampliar oconceito de emoção para o de afeto, e demonstra através da Psicanálise que o que registamos na nossa psique são as representações afetivas vinculadas às experiências emocionais.
Em relação à neurofisiologia das emoções, é importante frisar que, o fato de não conhecermos o que está acontecendo em nosso organismo, não impede o mesmo de apresentar reações ou tendências à ação. Porém, para sentirmosuma emoção, ou seja, termos um sentimento, precisamos da consciência. A avaliação cognitiva nos permite julgar e discernir o que acontece em nosso corpo, para que possamos rotulá-lo de acordo com nossa experiência e aprendizagem. Os sentimentos ampliam a capacidade do organismo de reagir de maneira adaptativa, visto que a consciência permite que se sinta e se conheça as emoções. A consciência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emoções
  • emoções
  • Emoções
  • Emoções
  • Emoções e suas emoções
  • emoçoes
  • Emoções
  • Emoçoes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!