Emoção

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Universidade Paulista – UNIP
Departamento de Ciências Humanas
Psicologia

ATIVIDADE PRÁTICA DE EMOÇÃO

São José do Rio Pardo – SP
Novembro /2011


ATIVIDADE PRÁTICA DE EMOÇÃO




Novembro /2011

Introdução

Emoção é uma mistura de excitação fisiológica, comportamentos expressivos e experiência consciente. Quando enfrentamos desafios, as emoções põem nossa atenção em foco eenergizam nossas ações. Nosso coração se acelera. Nós apressamos nosso passo. Todos os nossos sentidos entram em alerta. Ao receber boas noticias inesperadamente, nossos olhos podem se encher de lágrimas. Nós levantamos nossas mãos em triunfo. Sentimo-nos exuberantes e cheios de confiança. (MYERS,2006)
“Entre todas as espécies, os humanos parecem ser os que mais se emocionam” (HEEBB,1990)Expressamos medo, raiva, tristeza, alegria e amor.
Existem três teorias clássicas que discutem as questões sobre a fisiologia, expressão e a experiência das emoções: a James-Lange, a Cannon-Bard e a de Schachter que é a teoria dos dois fatores da emoção. (MYERS,2006)
De acordo com James, “Nós nos sentimos tristes porque choramos, zangados porque brigamos, e assustados porque trememos”(1890,p.1066). Já ateoria de Cannon-Bard diz que o nosso coração começa a disparar quando começamos a experienciar o medo; um não causa o outro. Enfim, a teoria dos dois fatores de Schachter propõe que as emoções têm dois componentes: excitação física e o rótulo cognitivo presumindo que a experiência da emoção cresce a partir da consciência da resposta corporal. (MYERS,2006)

Objetivo
Este trabalho tem comoobjetivo a prática da observação e registro de informações, utilizando uma cena de um filme apresentado a um grupo de pessoas. Após a observação, análise e coleta de informações e relatos sobre as reações do participante diante da exibição, será apresentado um resumo dos dados coletados.
Com esta análise poderemos identificar se as reações foram fisiológicas, expressivas ou cognitivas ocorrendoisoladas ou simultaneamente. E se suas experiências passadas interferiram em suas reações e interpretações.
Esta atividade será de grande importância, pois contribuirá para o treinamento e aperfeiçoamento das habilidades de instrução, observação, coleta de dados e interpretação aos alunos do curso de Psicologia.



Método
Foi escolhido um grupo de estudo composto por cinco pessoas entre 20 e 40anos de idade sendo que foi lhes mostrado uma cena do filme P.S. Eu te amo com duração aproximada de cinco minutos denominada “A última carta” . O filme conta a história de Holly uma jovem bonita, feliz e realizada. Casou-se com o homem de sua vida, o divertido e apaixonado Gerry. Mas ele fica doente e morre muito jovem, deixando Holly em estado de choque. Antes de falecer, Gerry deixa para aesposa uma série de cartas. Mensagens que surgem de forma surpreendente, sempre assinadas da mesma forma: "P.S. I Love You". A mãe de Holly e as melhores amigas dela estão preocupadas porque as cartas mantêm a jovem presa ao passado. Mas o fato é que as cartas estão ajudando a aliviar sua dor e guiá-la a uma nova vida.
Esta cena retrata o recebimento da última carta do seu falecido esposo,lida porseu amigo que esta supostamente apaixonado por ela. Na carta seu falecido marido pede que ela siga com sua vida adiante.E ela tenta fazer a sua vontade.
Antes da exibição da cena apresentamos o resumo do filme, afim, de que o participante entrasse no contexto da história e o auxiliasse na interpretação da cena. Durante a exibição as alunas observaram e coletaram dados sobre as reaçõesfisiológicas, expressivas e questionaram sobre as reações conscientes do participante e o que o levou a reconhecer essas emoções. Nessa discussão também foi cogitado a possibilidade do seu estado emocional ter influenciado suas reações. Após anotarmos todas as respostas fizemos uma síntese com a interpretação dos relatos.

Resultados
Fizemos a exibição da cena com cinco participantes e coletamos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • emoção
  • Emoção
  • Emoção
  • Emoção
  • Emoção
  • Emoção
  • Emoção
  • Emoção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!