Emmnuel kant

2784 palavras 12 páginas
Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
Centro de Educação – CEDUC
Departamento de Filosofia e Ciências Sociais
Curso de Pedagogia
Componente Curricular: História da Educação
Docente: Sebastían Sánchez Martín
Discente: Vanessa Silva
Melo – 112215530

Campina Grande, 15 de Novembro de 2011
Introdução

Este trabalho vai apresentar a vida, as obras, influências, contexto histórico e pensamento educacional e pedagógico de Immanuel Kant, que foi feito para cumprir uma exigência do professor Sebastían Sánchez Martín que ministra a disciplina História da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. Sabendo do tema que me foi dado fui de imediato procurar as fontes (livros e sites) que poderiam disponibilizar o conteúdo. Tendo em vista a dificuldade de encontrar informações sobre o tema em livros, basiei o conteúdo deste trabalho em sites.

1-Vida e obra do autor:

1.1-Vida

Immanuel Kant, filósofo alemão, considerado em geral um dos pensador mais influentes dos tempos modernos. Nasceu em Königsberg, atual Kaliningrado em 22 de abril de 1724 esta situa-se onde foi a Prússia Oriental, um território no litoral sul do Báltico, parte da Rússia desde 1946, de onde nunca saiu. Kant não casou nem teve filhos, falecendo em Königsberg em 12 de fevereiro de 1804 aos 80 anos.
De origem humilde, era filho de um de artesão que trabalhava couro e fabricava selas, sua mãe era de origem alemã. Ambos seus pais eram do ramo pietista da Igreja Luterana, uma subdenominação que requeria dos fieis vida simples e integral obediência à lei moral. Recebeu uma educação religiosa muito severa, baseado nestes princípios. Em 1740 aos dezesseis anos entrou para a universidade de Königsberg onde estudou até aos 21 anos, e em 1746 após a morte do pai, foi obrigado a interromper os estudos universitários e começou a dar aulas particulares para manter a família. Mesmo assim, não se afastou dos estudos e em 1749 publicou sua primeira obra filosófica, “Pensamentos

Relacionados

  • Conceito de filosofia
    772 palavras | 4 páginas
  • analise do texto tempo lógico e tempo histórico na interpretação de sistemas filosoficos
    6727 palavras | 27 páginas