Emissora sbt

Páginas: 7 (1520 palavras) Publicado: 24 de março de 2014
CAMERAS

As câmeras que equipavam os estúdios da Central de Produções da Vila Guilherme e do Teatro Silvio Santos eram basicamente câmeras de tubo plumbicon marca RCA, modelo TK-46, com lentes Schneider-Kreuznach, caracterizadas por sua coloração bege-cinza e suas faixas azuis e pretas (essa pintura vinha de fábrica). Além destas, havia outras utilizadas em externas e nos ombros de operadores,notadamente modelos portáteis americanos da RCA e japoneses da Ikegami.

As primeiras câmeras TK-46 chegaram em 1978 em substituição às TK-45, um modelo anterior, que foram perdidas no incêndio do Teatro Manoel de Nóbrega, na Pompéia. Depois que este auditório se incendiou, a TV chegou ao antigo Cine Sol, no bairro do Carandiru. Inicialmente, as câmeras TK-46 tinham sido encomendadas paraequipar a TV Record, que na época pertenciam ao Grupo Silvio Santos.

As TK-46 estiveram presentes no Teatro Silvio Santos entre 1978, ano de sua inauguração, até meados de 1994, quando foram substituídas por modelos Ikegami HK-355A, equipamentos muito mais modernos. Desde então, as velhas RCA foram para o almoxarifado técnico e, depois, algumas delas passaram a ficar em exposição permanente naGaleria da Fama, espécie de museu dedicado à emissora, num dos saguões do Centro de Televisão da Anhanguera.

A família de câmeras TK-44 a 46 foi uma das mais bem sucedidas linhas de gravação profissional da RCA no mundo inteiro. O modelo TK-45, muito parecido com o 46 e com ele confundido até pelo SBT, que assim identificou a câmera numa placa na Galeria da Fama, também foi utilizado pela emissora e,no México, fez as gravações de Chaves e Chapolin, na metade final da década de 70, na Televisa.



Duas câmeras encontram-se expostas no SBT. Uma delas possui um número 1 dentro de um círculo vermelho, característico das câmeras utilizadas no Teatro Silvio Santos, e a chamaremos de #1. A outra não possui número algum identificando-a, podendo ter sido usada na Vila Guilherme.



A #1 eramuito utilizada na grua do teatro, realizando tomadas aéreas do palco e do auditório. Também aparece ao fundo de uma famosa imagem do documentário Silvio Santos, uma história de sucesso, de 1981, em que Silvio Santos se dirige aos seus funcionários do Grupo.




A #2 e principalmente a #3 eram mais utilizadas no centro do auditório, registrando o plano aberto do palco. Aqui, vemos a #2durante gravação do Domingo Legal em 1993.




Com a aposentadoria das velhas RCA TK-46, as câmeras japonesas Ikegami com lentes Fujinon passaram a dominar o espaço e melhoraram a imagem do SBT. A HK-355A a substituiu no teatro e na grua em 1994.



Essas câmeras ainda estão em operação no estúdio 6 do CDT da Anhanguera, sendo as mais antigas do SBT, e são utilizadas no Programa do Ratinho eno Casos de Família.




MICROFONES

O assunto aqui são as canoplas. Canoplas ou cubos ou, em inglês, flags, são os nomes comumente dados àquele pequeno elemento no microfone que identifica a emissora.

As canoplas de microfones possuem, no mais das vezes, forma de cubo e a cor preta ou branca. As emissoras brasileiras são conservadoras neste aspecto, evitando usar cores diferentes ououtros formatos. Na Europa e na América do Norte, a coisa é diferente (a Televisa do México usa uma canopla azul e espuma do microfone amarela, por exemplo...), pois garante uma boa identificação do microfone à distância pelo telespectador.


ORIGENS
Foi com o rádio que o microfone tornou-se uma peça-chave na comunicação, passou-se a buscar identificá-lo com o nome ou logotipo da estação.Geralmente, uma pequena peça de metal era afixada na base ou no topo daqueles grandes e pesados microfones.


Antigos flags de microfones de rádios americanas



No Brasil não foi diferente, e uma emissora mantém até hoje esse estilo de flag: a Rádio Jovem Pan AM.
Emerson Leão fala num microfone com o flag da Rádio Jovem Pan





As emissoras de TV adotaram as canoplas de acrílico, que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do SBT
  • Rombo no sbt
  • Emissoras Educativas
  • Pim sbt
  • Briefing do SBT
  • Emissoras de tv
  • Começo do Sbt
  • A HISTORIA DA EMISSORA GLOBO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!