Emilly bront

968 palavras 4 páginas
Emily Brontë Retrato de Emily Brontë feito por seu irmão Branwell Brontë
Nome completo Emily Jane Brontë
Nascimento 30 de julho de 1818
Thornton, Yorkshire Reino Unido

Morte 12 de julho de1848 (29 anos)
Haworth, Yorkshire

Parentesco Branwell (irmão)
Charlotte Brontë (irmã)
Anne Brontë (irmã)

Ocupação Romancista, poetisa

Principais trabalhos Wuthering Heights

Movimento literário Romantismo

Emily Jane Brontë (Thornton, 30 de julho de 1818 - Haworth, 19 de dezembro de1848) foi uma escritora e poetisa britânica, autora do romance Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes), hoje considerado um clássico da literatura mundial. Era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs Brontë, entre Charlotte e Anne. Ela escrevia sob o pseudônimo masculino Ellis Bell.
Biografia
Emily nasceu em Thornton, Yorkshire, a quinta dos seis filhos de Patrick Brontë e Maria Branwell, e irmã de Charlotte Brontë e Anne Brontë, também escritoras. Em1820, sua família mudou-se para Haworth, onde o pai de Emily foi um curador, e nestes arredores o seu talento literário floreceu.
Depois da morte de sua mãe, a austera tia Branwell foi morar com eles, e as crianças foram mandadas para um colégio interno em Cowan Bridge, onde sofriam castigos, alimentavam-se mal e não dormiam, devido ao frio. Duas das irmãs de Emily, Maria e Elizabeth, faleceram devido às condições do internato[2], e o pai resolveu levar as crianças, definitivamente, de volta para casa.
Em casa, a nova empregada Thabitha (Taby) costumava contar-lhes histórias, e anos mais tarde Emily a homenageou como a fiel personagem de Nelly Dean, em "O Morro dos Ventos Uivantes". As 3 meninas, Charlotte, Emily e Anne, aprendiam tarefas domésticas e o único filho homem, Patrick (costumavam chamá-lo de Branwell), aprendia grego e latim com o pai.
Emily e os irmãos criaram, em suas brincadeiras, várias terras imaginárias (Angria, Gondal, Gaaldine), que aparecem nas histórias que eles

Relacionados