Emille dhurkheim

2330 palavras 10 páginas
Universidade Nove de Julho

Gagueira e Dislalia

São Paulo 2012

Universidade Nove de Julho

Marimárcia Brito Mueller RA: 911209086 Júlio César Honório RA: 911209256

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina Psicologia ministrado pela Profa. Mestre Glaucy Abdon do curso de Pedagogia, campus Memorial da América latina, como um dos requisitos de avaliação.

São Paulo 2012

Temas escolhidos: Gagueira e Dislalia

Introdução
É preciso entender e compreender que existem algumas alterações no desenvolvimento infantil que devemos estar atentos para evitar progressão ou instalação. A Gagueira e a Dislalia são algumas dessas alterações aqui abordadas.

Gagueira
A gagueira existe desde que o homem começou a falar isso sem levar em conta, as diferenças culturais, épocas e línguas. O problema afeta 1% da população adulta e 4% das crianças. Segundo os médicos 60% dos casos estudados estão ligados ao fator genético e apenas 40% a outros fatores.
Gagueira é uma alteração da fala, de origem psicomotora, que se caracteriza por repetição de sons e sílabas ou paradas involuntárias. É um distúrbio e pode ser de origem genética, orgânica, psicológica e/ou social.
Segundo Van Riper (1982), quando uma pessoa começa a gaguejar ao pronunciar uma palavra, ocorre uma ruptura temporal da programação simultânea e sucessiva dos movimentos musculares necessários pra que se possa pronunciar tal palavra ou para emitir as sílabas de forma apropriada.

A gagueira é difícil de ser definida por existir diferentes visões, visto que as abordagens e as definições se diferenciam de um estudioso para outro.

Relacionados