Emilia Ferreiro

Páginas: 5 (1023 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2014













EMILIA FERREIRO:BIOGRAFIA, E SUAS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO.












Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando umcampo que o mestre não havia explorado: a escrita.
A partir de 1974, E$milia desenvolveu na Universidade de Buenos Aires uma série de experimentos com crianças que deu origem às conclusões apresentadas em Psicogênese da Língua Escrita, assinado em parceria com a pedagoga espanhola Ana Teberosky e publicado em 1979.
Emilia é hoje professora titular do Centro de Investigação e Estudos Avançados doInstituto Politécnico Nacional, da Cidade do México, onde mora. Além da atividade de professora – que exerce também viajando pelo mundo, incluindo frequentes visitas ao Brasil –, a psicolinguista está à frente do site www.chicosyescritores.org, em que estudantes escrevem em parceria com autores consagrados e publicam os próprios textos. 
Autora de várias obras, muitas traduzidas e publicadas emportuguês, já esteve algumas vezes no país, participando de congressos e seminários.

Contribuições de Emilia Ferreiro para a Educação

Nenhum nome teve mais influência sobre a educação brasileira nos últimos 20 anos do que o da psicolinguista argentina Emilia Ferreiro. A divulgação de seus livros no Brasil, a partir de meados dos anos 1980, causou um grande impacto sobre a concepção que setinha do processo de alfabetização, influenciando as próprias normas do governo para a área, expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As obras de Emilia – Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante – não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino daleitura e da escrita. O processo da alfabetização pode ser dividido em antes e depois de Emilia Ferreiro.
Emilia Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimentopela criança – ou seja, de que modo ela aprende. As pesquisas de Emilia Ferreiro, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita. Muitos consideram o construtivismo um método, isso é um grande equivoco, pois ele é uma teoria que fundamenta a escrita, o como aprender a escrever sem o uso de cartilhas, sem o famoso decorar, e semaquele pensamento de transmitir e aprender o que já está acabado, o construtivismo diz que o saber não está acabado não está pronto, mas é um longo processo de construção do saber.
As descobertas de Emilia e Piaget concluem que as crianças constroem o próprio conhecimento, o que resume a palavra construtivismo. A principal implicação dessa conclusão para a prática escolar é transferir o foco daescola do conteúdo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno.
O processo de conhecimento pela criança deve ser gradual e correspondentes aos mecanismos deduzidos por Piaget. Segundo os quais cada salto cognitivo depende de uma assimilação e de uma reacomodação dos esquemas internos, que necessariamente levam tempo.As crianças não devem repetir o que ouvem mas sim interpretar sozinha oensino recebido sem ser necessário verbalizar tudo que ouviu.No construtivismo não há nada mais fascinante que a mente do aluno, como ela funciona.Pois aquilo que muitos professores taxam de errado pode ser o mais certo, isso depende de como o professor irá interpretar o que seu aluno diz, pois as palavras e o modo de se expressar pode ser diferente mas se assemelha a tudo aquilo que lhes foi dito,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Emilia ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emília ferreiro
  • Emília Ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!