Emilia ferreiro e o nível silábico

Páginas: 9 (2049 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
EVELINE DOS SANTOS LUZ
NATERCIO FERREIRA BRUNES NETO

ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA

FACULDADE ARAGUAIA
GOIÃNIA, MAIO DE 2012
EVELINE DOS SANTOS LUZ
NATERCIO FERREIRA BRUNES NETO

ALFABETIZAÇÃO E LINGUISTICA
BIOGRAFIA DE EMÍLIA FERREIRO E O NÍVEL SILÁBICO

Trabalho realizado para fins de nota somatória da Disciplina de Alfabetização e Linguística, do Curso de Pedagogia da FaculdadeAraguaia, sobe a supervisão da Professora Ms. Alessandra Leão.

FACULDADE ARAGUAIA
GOIÃNIA, MAIO DE 2012
DADOS BIOGRÁFICOS DE EMÍLIA FERREIRO

Emilia Beatriz María Ferreiro Schavi nasceu em 1937 na Argentina. Ao iniciar sua vida acadêmica, optou em fazer o curso de Psicologia na Universidade de Buenos Aires, conseguindo se formar em 1962. Um tempo mais tarde fez doutorado também em Psicologia,na Universidade de Genebra na Suíça. Para desenvolver sua tese teve o grande privilégio de ser orientada por Jean Piaget. Com o término de seu doutorado, no ano de 1970 decide retornar para Buenos Aires formado assim, um grupo de pesquisa sobre Alfabetização. Ferreiro afirma que no período que esteve na Universidade não teve como seguir uma carreira profissional porque:

Tinha trabalhado sobreproblemas de aquisição da língua oral e estava interessadíssima em continuar investigando sobre isso, eu já tinha voltado com um tema, coisa que ocorre com freqüência depois de uma tese: ao resolver um problema, descobrem-se outros ao mesmo tempo. Eu tinha trabalhado o problema da expressão das relações de tempo na linguagem, as relações de sucessão e a simultaneidade. No decorrer da pesquisa,descobri que as orações subordinadas com pronomes relativos estabeleciam um problema de compreensão bastante sério para as crianças. Queria estudar isso. E, de fato, estudei, mas estava na Argentina nos anos 70... (Ferreiro, 2001, p. 16).

A Argentina na década de 70 sofre um golpe militar de estado, instalando assim, uma ditadura do tipo permanente com um Estado burocrático autoritário. A situaçãoacadêmica de Ferreiro ficou dessa forma comprometida, não podendo retornar à universidade da qual havia saído. Não tendo mais outra opção Ferreiro e seu marido Rolando Garcia mudam para o Uruguai para trabalhar na Universidade de Montevidéu, onde passavam duas semanas e regressaram a Buenos Aires por mais duas. Nesse momento historio, Ela acabou relacionando os problemas que mais lhe interessavado ponto de vista teórico às problemáticas da realidade, assim despertando o interesse pelo uso da linguagem oral, sobretudo em relação às crianças no inicio da escolarização:

[...] Queria indagar que tipo de pressuposição o professor tinha em relação à competência lingüística das crianças e como isso podia intervir na aprendizagem. Nessa tarefa prévia de sondagem para elaborar hipóteses maispertinentes, comecei a perceber que uma enorme quantidade de intercâmbios lingüísticos tinham a ver com a escrita. Eram intercâmbios lingüísticos sobre a aprendizagem da língua escrita (Ferreiro, 2001, p.17).

Durante o desenvolvimento de sua pesquisa sobre a aquisição da escrita no ano de 1970, Ferreiro não conseguiu encontrar em nenhuma criança a criança vista por Piaget. Assim, seguindo umabibliografia diferente dessa visão, ela dividiu em dois grupos para seu estudo: uma era a respeito da psicologia, que falava sobre as habilidades necessárias para a aquisição da leitura e a outra, era sobre a pedagogia, na qual se observava um método antigo para ensinar a ler e a escrever. Ao levantar sua problemática partiu da indagação: “Será que no caso da língua escrita essa criança piagetinanão existe? Partindo daí a investigar sua existência. Ela e seus colaboradores foram os primeiros a perceberem que as crianças antes mesmo de entrarem na escola já tinha um conhecimento vago a respeito da escrita. Dessa forma ela vinculou o saber lingüístico da criança com a aprendizagem da leitura e da escrita.

Dificilmente, a escola teria podido assumir esse “saber lingüístico” da criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Níveis de escrita segundo emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia ferreiro
  • Emilia Ferreiro
  • emilia ferreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!